MPT investiga denúncia contra Record

MPT investiga denúncia contra Record

Emissora estaria arriscando saúde de jornalistas em meio à pandemia, segundo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão 
no Estado de São Paulo (Sertesp)

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em São Paulo abriu essa semana investigação contra a Rádio e Televisão Record S.A por conta de denúncia feita pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp). O sindicato afirma que a empesa vem descumprindo recomendações de saúde específicas para o período da pandemia de Covid-19, o que colocaria em risco a saúde dos profissionais que ali trabalham.

Segundo o Sertesp, foi enviado ofício à Record apresentado 12 propostas a serem adotadas pela empresa no combate à pandemia do novo coronavírus. Entretanto, não obteve por parte da emissora qualquer resposta, ao mesmo tempo em que recebeu diversas denúncias contra a emissora relatando o não afastamento de trabalhadores que tiveram contato direto com pessoas confirmadas com a Covid-19. A emissora também é acusada de falta de transparência na divulgação de informações.

De acordo com o Sertesp, pelo menos 6 jornalistas da emissora foram contaminados pela Covid-19 e afastados. Porém, os profissionais que tiveram contato com eles continuam trabalhando normalmente, e não foram submetidos ao teste para verificar a contaminação. Além disso, a emissora não teria informado seus trabalhadores sobre as contaminações ocorridas, o que vai contra a Lei 13.979 de combate à pandemia, que tem como objetivo a proteção da coletividade.

A Lei 13.979, em seu artigo 3º, determina que “as pessoas deverão sujeitar-se ao cumprimento das medidas previstas”. Tais medidas são: I) Isolamento: separação de doentes e contaminados[...]; e II) quarentena: restrição de atividades ou separação de pessoas suspeitas de contaminação das pessoas que não estejam doentes [...]; A lei também destaca que “o descumprimento delas (as medidas) acarretará responsabilização, nos termos previstos em lei”.

mpt.mp.br
MPT investiga denúncia contra Record MPT investiga denúncia contra Record Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on maio 08, 2020 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.