MPPB atua para que crianças sem certidão de nascimento sejam registradas

A Promotoria de Justiça de João Pessoa sediou, na última sexta-feira (13/03), uma reunião do Comitê Gestor Estadual do Plano Social do Registro Civil de Nascimento e Documentação Básica, designada para a apresentação das ações que estão sendo executadas deverão ser implantadas para combater o sub-registro, na Paraíba. Entre os encaminhamentos estão a divulgação do protocolo de registro a parteiras e doulas para que crianças que nasçam fora das maternidades possam ter a certidão. O Ministério Público da Paraíba também vai averiguar se há casos de crianças nascidas em hospitais que estejam saindo sem o documento e atuar para que o problema seja resolvido.

Os membros do comitê foram recebidos pela promotora de Justiça Liana Carvalho, coordenadoria do CAO (Centro de Apoio Operacional) Cidadania e Direitos Fundamentais, que reafirmou a importância do evento e da união de todos os órgãos envolvidos para a erradicação do sub-registro. Os integrantes do comitê apresentaram os fluxos de trabalho das atividades que estão sendo ou foram executados, esclareceram dúvidas, apresentaram demandas já existentes no Estado e debateram sobre ações futuras.

Ficou deliberado que o comitê vai intensificar a divulgação do protocolo para registrar crianças que não nascem em maternidades, orientando que as parteiras e doulas devem ser registradas em cadastro na Secretaria Municipal de Saúde (Portaria 16/2009 do Ministério da Saúde) para que possam preencher a Declaração de Nascido Vivo (DNV), documento que possibilitará o registro de nascimento.

No caso de não haver parteiras registradas, os pais ou responsáveis por crianças não nascidas em maternidades devem procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima, para preenchimento da DNV ou procurar direto o Cartório de Registro Civil da localidade, com testemunhas, de acordo com a lei de registro civil, devendo essa questão ser levada à coordenação estadual de saúde de comunidades tradicionais.

A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) disponibilizará o acesso do CAO da Cidadania do MPPB à Central de Registro Civil (CRC) para averiguação de possíveis casos de crianças que saíram sem certidão da maternidade e foram registradas posteriormente. O comitê deve fazer a interlocução entre Secretaria de Saúde e cartórios para cotejar dados de nascidos vivos e registrados, em sistemática a ser debatida nas próximas reuniões.

A coordenadora do Comitê, Rosângela Costa Assunção, que apresentou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo ela, em 2003, o percentual de pessoas sem RCN no estado era de 18,8%. “Esse percentual sofreu uma redução, e em 2017 chegou a 5,2%. Embora os efeitos sejam notáveis, torna-se necessário avançar ainda mais. Para isso, o Comitê vem buscando ampliar o diálogo em diversas frentes, buscando entidades públicas, privadas e movimento sociais”, enfatizou.

Participaram da reunião o secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, e representantes das instituições que compõem o Comitê: Secretaria de Estado da Saúde, de Educação e da Ciência e Tecnologia, da Segurança Pública e Defesa Social, Defensoria Pública da Paraíba, Colegiado Estadual de Gestores de Assistência Social, Tribunal de Justiça da Paraíba, Associação dos Notários e Registradores da Paraíba (Anoreg); Arpen e Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup). Além desses, participaram como convidados representantes da Universidade Federal Paraíba (Projeto de extensão com Ciganos, movimento LGBTQIA+), Ministério do Trabalho, Ministério da Saúde, Receita Federal, Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, entre outros.


oblogdepianco.com.br com Assessoria
MPPB atua para que crianças sem certidão de nascimento sejam registradas  MPPB atua para que crianças sem certidão de nascimento sejam registradas Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on março 17, 2020 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.