Apoios de Lula embaralham eleição ao Senado na Paraíba; Paraíba tem dez candidatos registrados para disputar as duas vagas do estado no Senado nas eleições de 2026
Fonte: Congresso em Foco
A Paraíba tem dez candidatos registrados para disputar as duas vagas do estado no Senado nas eleições de 2026. Entre os principais nomes estão o ex-governador João Azevêdo (PSB), o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL) e o ex-prefeito de Patos Nabor Wanderley (Republicanos), pai do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
No estado, 3.247.397 eleitores estão aptos a votar em 4 de outubro. Como serão renovados dois terços do Senado, cada eleitor poderá escolher dois candidatos. Os dois mais votados serão eleitos, sem segundo turno.
Candidatos ao Senado pela Paraíba
TSE contabiliza 10 pedidos de candidatura.
A eleição paraibana é marcada por alianças que não se repetem integralmente entre as eleições para o governo e o Senado. João Azevêdo, que deixou o governo em abril para concorrer, forma a dupla governista com Nabor. Os dois apoiam o governador Lucas Ribeiro (PP), ex-vice e sucessor de Azevêdo.
Duas chapas
É na segunda vaga, porém, que as alianças se embaralham. O PT, apesar de integrar o campo de Lucas Ribeiro, decidiu apoiar para o Senado João Azevêdo e Veneziano, deixando Nabor fora da dobradinha. O presidente Lula também manifestou apoio à reeleição de Veneziano.
Nabor conta com o apoio do Republicanos e com a projeção política do filho, Hugo Motta, presidente da Câmara desde 2025. Veneziano, por sua vez, tenta um segundo mandato consecutivo no Senado, onde está desde 2019. O MDB também lançou André Gadelha para a outra vaga.
Na oposição ao grupo governista estadual, Marcelo Queiroga representa o PL e o campo bolsonarista. Ministro da Saúde de Jair Bolsonaro durante a maior parte da pandemia, ele integra o grupo que tem o senador Efraim Filho (PL) como candidato ao governo da Paraíba.
Também à direita, o ex-deputado federal Major Fábio concorre pelo Novo. Completam a corrida candidatos do PCO, UP e DC. Os registros ainda podem sofrer alterações até a eleição por decisões da Justiça Eleitoral, renúncias ou substituições.
oblogdepianco.com.br
Reviewed by www.oblogdepianco.com.br
on
agosto 21, 2026
Rating: