Prefeitura de Piancó dá início a campanha Setembro Amarelo - Mês de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio

D
esde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano. 
Setembro Amarelo é o mês (de 1 a 30 de setembro) dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.

São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo® cresceu e hoje conquista o Brasil inteiro. Para isso, o apoio de toda a sociedade é fundamental.

Na quinta-feira (02), a Prefeitura de Piancó realizou a abertura do Setembro Amarelo - Mês de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, que tem como tema: "É Hora de Agir! Você é Muito Importante, cuide-se!"

O encontro teve como objetivo alertar a sociedade sobre os riscos de suicídio e o que isso pode impactar. Também foi reforçado o fortalecimento da rede de atenção psicossocial, para que possamos reduzir casos e evitar mortes, passando informações para que os setores envolvidos realizem programações durante todo o mês e trabalhem esse tema que ainda é um tabu na nossa sociedade. Palestraram no evento: Jucilene Gonçalves (coordenadora do CAPS infanto-juvenil) e Márcia Leite (coordenadora do CAPS III).

O assunto é envolto em tabus, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas.

oblogdepianco.com.br com Assessoria
Prefeitura de Piancó dá início a campanha Setembro Amarelo - Mês de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio Prefeitura de Piancó dá início a campanha Setembro Amarelo - Mês de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on setembro 03, 2021 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.