quinta-feira, 5 de agosto de 2021

PÁTRIA VACINADA: Mais de 40,5 milhões de brasileiros estão com a imunização completa contra a Covid-19; Número representa 25% da população acima de 18 anos

(Foto: Walterson Rosa/MS)
Entre os milhões brasileiros que sentiram a alegria e o alívio da primeira dose da vacina Covid-19 no braço, 25% já deram mais um passo na imunização e tomaram as duas doses ou a vacina de dose única. O Brasil atingiu  março, na sexta-feira (30), com 40,5 milhões de brasileiros acima de 18 anos com o ciclo vacinal completo.

Além desse passo importante na campanha de imunização, outro número atingido nesta sexta mostra que o ritmo da vacinação segue acelerado: o país registra mais de 140 milhões de doses aplicadas. A primeira dose da vacina já chegou para mais de 61% da população acima de 18 anos. O público-alvo da campanha conta com mais de 160 milhões de brasileiros.

Para que as vacinas atinjam a efetividade esperada, é necessário tomar as duas doses. O Ministério da Saúde reforçou a campanha para incentivar os brasileiros que ainda não completaram o ciclo vacinal a procurarem uma unidade de saúde para a segunda dose.

Até agora, a pasta já distribuiu mais de 176,5 milhões de doses para todos os estados e Distrito Federal. A cada nova distribuição, uma estratégia de imunização é definida de forma tripartite, entre representantes da União, estados e municípios. É importante que todos os gestores locais do SUS sigam as orientações, para completar o esquema vacinal de todos os grupos.

Mais vacinas
A meta do Ministério da Saúde é vacinar todos os brasileiros acima de 18 anos com uma dose até setembro e com as duas doses até dezembro. Para isso, a pasta já encomendou mais de 600 milhões de doses que serão entregues pelos laboratórios até o fim de 2021.

Ministério da Saúde