sábado, 28 de agosto de 2021

O que vai acontecer dia 7 de setembro no Brasil em 2021?

Publicado por Anny Malagolini dia 26 de agosto de 2021

Manifestação, intervenção militar e o fim do STF. Afinal, O que vai acontecer dia 7 de setembro no Brasil em 2021? Uma série de boatos tem surgido nas redes sociais sobre o dia alusivo ao aniversário da Independência do Brasil, mas na verdade, o que tem programado até agora são manifestações em todo o país e organizados por grupos favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido).

O que vai acontecer dia 7 de setembro no Brasil em 2021? Manifestação na Avenida Paulista
Avenida Paulista terá manifestação pró-governo
no dia 7 de setembro de 2021 – Foto: Pixabay

No dia 7 de setembro, está prevista uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, formada por apoiadores do governo de Bolsonaro.

O presidente já confirmou que participará das manifestações em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, e também na Avenida Paulista. Apesar das polêmicas, o presidente disse em tom ameno que os atos serão pacíficos.

Mas na tentativa de impedir atos violentos nas ações pró Bolsonaro, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou em agosto o cumprimento de mandados de busca e apreensão contra ativistas que incitavam a população a sair às ruas a favor atos antidemocráticos, como cobrar do Congresso a deposição de todos os ministros da suprema corte e pedir intervenção militar no País.

Já os críticos ao governo e e favoráveis ao impeachment do chefe do Executivo não poderão se manifestar na Paulista neste dia.

De acordo com a Folha de São Paulo, decisão judicial de 2020 determina que a Avenida Paulista só pode ser usada por um lado de cada vez. E como o grupo pró-Bolsonaro teria pedido para utilizar a via primeiro, então ficou decidido que eles poderiam ocupar a Paulista no dia 7.

A oposição agora organiza um movimento ainda para o mês de setembro.

Caminhoneiros vão parar no dia da Independência do Brasil?

Apesar de toda a polêmica envolvendo o cantor e ex-deputado federal Sérgio Reis – que teria convocado uma paralisação com apoio dos caminhoneiros -, ainda não é certo que a categoria irá aderir a alguma manifestação do dia 7 de setembro.

Vai ter desfile Cívico dia 7?

Pelo segundo ano consecutivo não haverá desfile cívico na maior parte do Brasil. O Ministério da Defesa já anunciou que a comemoração do 199º aniversário da Proclamação da Independência em Brasília não terá celebração aberto ao público. O evento será no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, mas com restrição de participantes.

Autoridades de saúde recomendam que sejam evitadas aglomerações, para desacelerar o contágio pelo coronavírus.

dci.com.br