AESA abre inscrições para minicurso de Fiscalização em Recursos Hídricos

E
sta aberta as inscrições para o minicurso Fiscalização em Recursos Hídricos, promovido pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). A capacitação é gratuita e será realizada entre os dias 20 e 23 de julho, via internet. Para participar basta preencher o formulário de inscrição
clicando aqui.

O minicurso será ministrado pelo gerente executivo de Fiscalização da Aesa e mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, Pedro Crisóstomo Alves Freire. “Vamos mostrar como podemos interpretar e aplicar a legislação vigente. Conhecendo as leis, é possível compreender a gravidade das infrações”, comentou.

Entre os assuntos que serão abordados na capacitação estão: Política Nacional dos Recursos Hídricos; Código Florestal Brasileiro; Decretos Estaduais 19.258/97 e 19.260/97; os conceitos de água superficial e subterrânea; as atribuições da gerência de fiscalização; termo de alocação e campanha fiscalizatória com licenciamento coletivo.

Comitês de Bacias – A Aesa também está promovendo capacitações para os membros dos três comitês estaduais de bacias hidrográficas da Paraíba. Eles estão participando do curso Gestão de Informação, Monitoramento e Avaliação – Protocolo de Monitoramento da Governança das Águas – OGA Brasil.

O curso mostra os principais pontos de avaliação da gestão dos recursos hídricos realizada pelos comitês, pelas agências estaduais das águas e as instituições do Governo Federal. “No primeiro momento nós aprendemos sobre os indicadores de gestão, a forma correta de preencher o formulário de análise e no próximo dia 19 vamos discutir os resultados das nossas avaliações”, destacou o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba, André da Silva Santos.

Para o presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, Natannael Leal da Silva, as dificuldades impostas pela pandemia não impediram uma adesão significativa ao curso. “Quinze membros participaram das aulas e todos tiveram um bom aproveitamento. Foi um momento importante”, afirmou.

O curso está sendo ministrado pelo secretário executivo do OGA Brasil, Ângelo Rodrigues. A instituição tem como objetivo analisar e difundir informações das práticas de governança das águas pelos gestores integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

oblogdepianco.com.br com Assessoria
AESA abre inscrições para minicurso de Fiscalização em Recursos Hídricos AESA abre inscrições para minicurso de Fiscalização em Recursos Hídricos Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on julho 10, 2021 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.