sábado, 10 de outubro de 2020

PLANO DE SEGURANÇA: Polícia Militar lança cartilha com procedimentos operacionais para a segurança das eleições 2020

C
om o objetivo de orientar o trabalho dos policiais nas eleições deste ano, a Polícia Militar lançou na sexta-feira (9) uma cartilha com os principais procedimentos operacionais que a corporação deve adotar para garantir a segurança no pleito (foto acima ilustrativa). O exemplar tem 18 páginas e traz também recomendações sanitárias por causa da pandemia do novo coronavírus.

Entre os principais pontos orientados pela cartilha, estão a guarda e escolta das urnas, o policiamento nos locais de votação e o atendimento de ocorrências eleitorais. Em todas as zonas eleitorais, a PM colocará um militar de ligação, que será profissional responsável por facilitar o cumprimento das demandas da justiça eleitoral.
O material ficará disponível para download no site da corporação (www.pm.pb.gov.br) e tem recomendações das ações que devem ser tomadas diante das principais condutas proibidas nas eleições. A cartilha (que pode ser acessada clicando aqui) lista 13 crimes eleitorais que o policial deve ficar atento para coibir, a exemplo de propaganda irregular, prática de boca de urna e o derrame de santinhos na porta dos locais de votação, que acontece geralmente na noite anterior ao pleito.

A quantidade de policiais e viaturas que farão parte do Plano de Segurança para as eleições 2020 está sendo definida, de acordo com um mapeamento que o Estado-Maior Estratégico (EME) da corporação vem fazendo.



oblogdepianco