Queimadas tomam conta da zona rural no Vale do Piancó na BR -361 entre Piancó e Itaporanga

O
s incêndios continuam tomando conta do Vale do Piancó devido a forte onda de calor e o tempo seco que propagam para o surgimento de focos de incêndios. Os municípios de Piancó e Itaporanga,  vêm sendo um dos mais atingidos nos últimos dias.

Na manhã dessa sexta-feira, 09 de outubro, desde as primeiras horas da madrugada,  populares que trafegam na BR-361 entre Piancó e Itaporanga, nas proximidades da comunidade denominada 111 (Várzea do Padre), se alarmaram com uma fumaça que era vista de todos os recantos da região. O fogo, entre as cidade de Piancó e Itaporanga (na zona rural) deve ter tido início nas primeira horas dessa sexta-feira e até às 12:35h ainda existe grandes focos no mato seco, próximo a residências.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros da cidade de Itaporanga, os moradores do local foram orientados a deixar as suas casas, por precaução, enquanto as chamas estavam acesas. 

Outros focos de incêndio, de menores proporções, foram registrados em outros municípios. Todos já foram controlados.

As causas da maioria dos incêndios são humanas
Os grandes e pequenos agricultores devido a falta de orientação  ainda utilizam a forma arcaica de queimadas controladas para limpeza das áreas destinadas ao plantio.

Para que se evite tais sanções os agricultores devem procurar o órgão ambiental local e competente (IBAMA) no intuito de buscar informações de como legalizar tais procedimentos agrícolas. O agricultor deverá demonstrar o planejamento e a logística (humana e material) para manuseio e o controle da queimada.

oblogdepianco.com.br
imagens/crédito: Antonio Cabral (DRT-PB 3085)
Queimadas tomam conta da zona rural no Vale do Piancó na BR -361 entre Piancó e Itaporanga Queimadas tomam conta da zona rural no Vale do Piancó na BR -361 entre Piancó e Itaporanga Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on outubro 09, 2020 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.