Semana da Pátria diante da pandemia do novo Coronavírus

(Semana da Pátria em Piancó/2019 - Crédito: Antonio Cabral)
O início da semana da pátria ocorre em 1 de Setembro e vai até o dia 7 de Setembro. Durante essa semana é relembrada a história da independência do Brasil. Diante da pandemia do novo Coronavírus, como será comemorado a Semana da Pátria 2020? Muitas escolas farão eventos internos e virtual com seus alunos.

História da Independência do Brasil
A independência do Brasil ocorreu em sete de setembro de 1822, porém para alcançar essa conquista, o Brasil passou por diversas fases de mudança que permitiram que isso ocorresse.

Começando pela vinda da Família Real para o Brasil, quando em 1808, Dom João VI deixou Portugal com sua família fugindo com medo da invasão de Portugal pela França, liderada pelo exército de Napoleão, que possibilitou que o Brasil se desenvolvesse, uma vez que se tornou a sede da corte Portuguesa.

Aqueles que ficaram em Portugal ficaram descontentes e começaram a pressionar Dom João para seu retornou a Portugal, que acabou ocorrendo tempos depois. Porém Dom João deixou seu filho, o Príncipe Regente Dom Pedro no comando do Brasil, tentando agradar os dois países.

Após assumir o comando, Dom Pedro percebeu que o interesse de Portugal era explorar os recursos do Brasil, tornando-o novamente uma colônia e resolveu tomar decisões que fossem mais favoráveis ao país, ganhando assim apoio do povo e da elite.

O Processo de Independência
Portugal então pressionou Dom Pedro a voltar para Portugal de forma imediata e determinou que representantes portugueses assumissem o governo, porém os fazendeiros e comerciantes mais influentes no Brasil, vendo o risco de perder as vantagens obtidas no governo de Dom Pedro, fizeram um grande abaixo assinado pedindo que Dom Pedro continuasse no Brasil e declarando o seu apoio e também iniciando as conversas sobre a independência.

Em 9 de Janeiro de 1822, ao receber o abaixo-assinado, Dom Pedro declarou que continuaria no Brasil, através da frase “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”, passando aquele a ser conhecido como o Dia do Fico.

Dom Pedro então nomeou para o governo aqueles que o apoiavam e eram a favor da independência do Brasil perante Portugal e determinou que todas as ordens vindas de Portugal teriam que passar por sua aprovação.

Grito do Ipiranga
Portugal então se revoltou e mandou um comunicado exigindo o retorno imediato de Dom Pedro sob ameaça de invasão militar. Dom Pedro, que estava em viagem, recebeu o ultimato e achou inaceitável, e a margem do Rio Ipiranga selou a independência do Brasil através do chamado grito do Ipiranga “Independência ou Morte”.

Pós Independência
Após a declaração de independência, Dom Pedro foi coroado imperador do Brasil tornando-se Dom Pedro I. Somente após algum tempo o Brasil foi reconhecido com soberano e Portugal exigiu pagamento de uma indenização para reconhecer o Brasil como País.

Semana da Pátria Curiosidades
Durante a semana da pátria são organizados diversos eventos como desfiles, homenagens e festas que procuram conscientizar a todos sobre a importância da pátria e da história do Brasil, bem como do dever de cada cidadão para com o seu país. Neste ano de 2020 esses eventos não poderão ser realizados em praça pública, como acontece sempre.

Semana da Pátria na Educação Infantil
Nas escolas também são realizados vários eventos para que as crianças aprendam mais sobre a história do Brasil e sua importância.

oblogdepianco.com.br
calendariobr
Semana da Pátria diante da pandemia do novo Coronavírus  Semana da Pátria diante da pandemia do novo Coronavírus Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on setembro 01, 2020 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.