Na PB, Hospital Metropolitano realiza primeira transfusão de plasma convalescente

A equipe da Agência Transfusional do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires realizou, na noite da última quinta-feira (11), a primeira transfusão de plasma convalescente compassivo para o tratamento da Covid-19. O procedimento ocorreu com sucesso e beneficiou dois pacientes do sexo masculino, com idades de 39 e 41 anos, internos no Eixo Vermelho do Hospital Solidário.

De acordo com a infectologista Marcela Santos, a administração é feita por meio de infusão do plasma contendo anticorpos de pessoas que já foram curadas. “O plasma é retirado do sangue doado por pacientes que já tiveram a covid-19 e não apresentam mais sintomas há 30 dias. A administração dessa unidade de plasma é igual a qualquer outra transfusão sanguínea, na intenção de que esses anticorpos do doador possam auxiliar no processo de melhora da saúde do receptor”, afirmou.

O plasma é procedente do Hemocentro da Paraíba, que, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da professora Daniele Idalino Janebro, farmacêutica com especialização em hematologia, vem trabalhando no enfrentamento da Covid-19. “Em outras doenças infecciosas virais, já foi visto que o plasma de pacientes curados possui os anticorpos capazes de neutralizar a ação do vírus. Acreditamos na relevância desse estudo, visto que até o atual momento não temos vacina ou tratamento definitivo. A intenção é utilizar o plasma do doador curado da Covid-19 no momento certo para que o paciente que está em estado grave não fique crítico, visto que os anticorpos presentes podem ser capazes de neutralizar o vírus causador da doença Sars-Cov-2”, declarou.

Já o diretor técnico do Hospital Metropolitano, Thiago Vilanova, pontuou que todo o procedimento segue um rigoroso protocolo. “Essa terapia para os pacientes graves com a Covid-19 trata de uma indicação médica, no qual o profissional preenche uma série de documentação legal para solicitação e acompanhamento do procedimento, assim como também o receptor ou familiar responsável assina um termo de responsabilidade. Todo o processo é feito com equipamentos que protegem os profissionais envolvidos, a fim de evitar a contaminação e de forma segura para o paciente”, explicou.

Para execução é imprescindível a produção do plasma, a partir da doação por um doador de plasma convalescente, com teste positivo para Covid-19, o qual deve ser o RT-PCR ou sorologia IgM ou IgG (resultados quantitativos). O doador precisa ter de 18 a 65 anos, estar há 30 dias sem os sintomas da Covid-19, de ambos os sexos, mas em caso do sexo feminino que seja nuligestas (não ter tido filhos ou abortamentos), e não deve ter sido hospitalizado(a) em virtude da doença. Os interessados deverão entrar em contato pelo WhatsApp do Hemocentro por mensagem encaminhada para (83) 3133-3465, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

oblogdepianco.com.br com Assessoria
Na PB, Hospital Metropolitano realiza primeira transfusão de plasma convalescente Na PB, Hospital Metropolitano realiza primeira transfusão de plasma convalescente Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on junho 23, 2020 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.