Governo divulga protocolo que libera cloroquina para pacientes com sintomas leves

O Ministério da Saúde divulgou há pouco o novo protocolo para o uso da cloroquina no tratamento de pacientes da Covid-19.

Atendendo à determinação de Jair Bolsonaro, a pasta autoriza a utilização do medicamento também para alguns casos de pacientes com sintomas leves e moderados da doença — sempre a critério do médico.

Para os pacientes graves, como já acontecia, a cloroquina também está liberada.

“Apesar de serem medicações utilizadas em diversos protocolos e de possuírem atividade in vitro demonstrada contra o coronavírus, ainda não há meta-análises de ensaios clinicos multicêntricos, controlados, cegos e randomizados que comprovem o beneficio inequívoco dessas medicações para o tratamento da Covid-19. Assim, fica a critério do médico a prescrição, sendo necessária também a vontade declarada do paciente”, diz o documento.

Segundo o protocolo, a cloroquina “deve ser usada com precaução em portadores de doenças cardíacas, hepáticas ou renais, hematoporfiria e doenças mentais”.

Entre as contraindicações para o uso do medicamento, estão “gravidez, retinopatia/maculopatia secundária ao uso do fármaco já diagnosticada, hipersensibilidade ao fármaco e miastenia grave”.



Governo divulga protocolo que libera cloroquina para pacientes com sintomas leves Governo divulga protocolo que libera cloroquina para pacientes com sintomas leves Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on maio 20, 2020 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.