sexta-feira, 3 de abril de 2020

Em Patos , Dinaldinho apto, caso queira, a se lançar como pré candidato para este ano, afirma advogado

A saída do prefeito afastado de Patos, Dinaldinho Wanderley Filho, do seu antigo partido PSDB, para ingresso no MDB, mexeu com a política local e ainda levantou uma gama de especulações no tocante às pretensões de Dinaldinho, como é mais conhecido em Patos.

O anuncio foi feito pelo próprio Dinaldinho, na tarde de ontem, quarta-feira (01), através de uma transmissão ao vivo em suas redes sociais.

Diante da confirmação, o portal de notícias Patosonline.com, buscou saber sobre a possibilidade do prefeito afastado vir a se lançar como pré candidato na eleição deste ano.

Para isso, nossa reportagem entrou em contato com o advogado patoense, Gustavo Aquino, bastante conhecedor da política local e também do tema referente a esta matéria.

Indagado sobre esta possibilidade, Gustavo informou que não há nenhum impedimento jurídico para o registro da candidatura dele (Dinaldinho).

E detalhou:

“A incidência de inelegibilidade prevista na Lei Complementar 64/90, demanda situações como contas reprovadas pelo TCE, confirmada pela Câmara Municipal, condenação judicial, transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado (Tribunal), na qual se imponha a penalidade de suspensão dos direitos políticos. E pelo que se sabe, ele não está com seus direitos políticos, de votar e ser votado, suspensos. E nem teve contas reprovadas”, explicou Gustavo.

Portanto, Gustavo Aquino considerou que não havendo a suspensão citada, o prefeito afastado Dinaldinho Wanderley Filho, pode se lançar como pré candidato, caso queira.

É importante lembrar que o advogado falou como internauta do Patosonline.com e não como advogado do prefeito afastado, cargo que ele não exerce.

Ainda sobre a filiação ao MDB
Segundo Dinaldinho, o convite foi feito pelo senador José Maranhão, presidente estadual do MDB. Ele declarou que pretende fortalecer a legenda em Patos para as eleições deste ano.

Já o senador José Maranhão comemorou a chegada do novo filiado, demonstrando satisfação com o ingresso do ex-Deputado e Prefeito de Patos, Dinaldinho, para reforçar as fileiras do partido, como mesmo disse à imprensa estadual e local. 

Patosonline.com