Governo disponibiliza aplicativo 'SOS CIDADÃO' para denúncias de aglomeração de pessoas em cidade na Paraíba

A população pode utilizar o aplicativo ‘SOS Cidadão’ para indicar às forças de segurança os locais onde ainda permanecem aglomerações de pessoas, mesmo diante da pandemia do coronavírus, na região metropolitana de João Pessoa. O aplicativo de celular é mais um meio de denúncia, além dos números 190 e 193, também disponíveis para atender os cidadãos paraibanos.

De acordo com o coordenador do Centro Integrado de Operações (Ciop), coronel PM Júlio César de Oliveira, os pontos indicados terão a presença da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, a fim de conscientizar sobre a necessidade de isolamento domiciliar. As ações de prevenção por parte dos órgãos operativos da Segurança e da Defesa Social (Sesds) já vêm sendo colocadas em prática, do litoral até o sertão do Estado, em diversos municípios, desde a noite de sexta-feira (20). No aplicativo, a aglomeração de pessoas se caracteriza como ‘Denúncia – Relação com Evento Criminoso’.

O aplicativo ‘SOS Cidadão’ funciona em smartphones e tem o objetivo de estender o atendimento à população pelo Centro Integrado de Operações (CIOP). O serviço permite que as pessoas possam fazer chamadas à polícia e bombeiros. Segundo o coronel Arnaldo Sobrinho, coordenador do Ciop em João Pessoa, após fazer download, o usuário deve realizar um cadastro, que será validado pelo Centro Integrado, isso com o registro de CPF e outros dados pessoais. A partir disso, será possível fazer a chamada, informando detalhadamente o motivo do registro da ocorrência na plataforma. O download pode ser feito pelo Play Store (para celulares com o sistema operacional Android), Apple Store (para o sistema IOS).

Ainda de acordo com o coordenador, depois da divulgação sobre os números 190 e 193 para esse tipo de denúncia, as chamadas aumentaram 90% e 46%, respectivamente. “Por isso é importante também a divulgação do aplicativo, a fim de evitar o congestionamento das linhas”, enfatizou.

Segundo os artigos 267 e 268 do Código Penal Brasileiro (CPB) são crimes contra a saúde pública causar epidemia mediante a propagação de genes patogênicos e infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa, respectivamente.

SecomPB
Governo disponibiliza aplicativo 'SOS CIDADÃO' para denúncias de aglomeração de pessoas em cidade na Paraíba Governo disponibiliza aplicativo 'SOS CIDADÃO' para denúncias de aglomeração de pessoas em cidade na Paraíba Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on março 24, 2020 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.