quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Livro com diretrizes para criação Guardas Municipais é lançado pelo MJSP; O objetivo da publicação é fortalecer a segurança pública no âmbito municipal

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), lançou oficialmente,  o “Livro Azul das Guardas Municipais do Brasil”. O objetivo da publicação é fortalecer a segurança pública no âmbito municipal, oferecendo diretrizes para a criação de Guardas Civis Municipais no país.

Para o secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, a entrega da publicação é um marco para a segurança pública do país. “Como sempre destaco, a segurança pública começa no município. E, se os municípios brasileiros não se preocuparem com isso, nós não teremos uma segurança efetiva nem no estado, e, consequentemente, nem em todo o território nacional. Por isso, nós temos que incentivar a criação das Guardas Municipais, oferecendo uniforme, equipamentos e todo o suporte”, afirmou.

Clique aqui e baixe a publicação. 

De acordo com o coordenador Geral de Políticas para a Sociedade da Senasp, José Arnon dos Santos Guerra, a publicação trata-se de um apoio técnico para a criação das Guardas. “ Essa doutrina, que é muito importante para a segurança pública municipal, chega com esse livro, que foi composto por centenas de mãos, principalmente, pelos guardas municipais de São Paulo, Macapá, Goiânia, Recife e Paranaguá. Desse modo, nosso livro por meio desses princípios doutrinários, apresenta a forma ideal que nós enxergamos e que as guardas enxergam para si mesmas”, explicou.

Presente na cerimônia de lançamento, representando as instituições das GM’S, o comandante da Guarda Municipal de Cristalina (GO), Santos Alves, ressaltou que o livro é uma preciosa contribuição. “Agradecemos a atenção que o MJSP está tendo conosco desde o início desta gestão. Temos certeza que o Livro Azul é uma grande contribuição para nós e um direcionamento para as novas guardas”, disse. 

Também participaram do lançamento: guardas Municipais de Planaltina, Novo Gama, Formosa e Cristalina (GO) e o deputado Federal do Rio Grande do Norte, Benes Leocádio.