Governador determina investigação da causa de rompimento de reservatório em Campina Grande e garante reparação de prejuízos a moradores

Governo e Cagepa retomam abastecimento e reforçam atendimento às famílias em Campina Grande.

O governador João Azevêdo determinou, no sábado (8), a criação de uma Comissão formada por diversos órgãos do governo para investigar a causa do rompimento de um reservatório localizado no bairro da Prata, em Campina Grande. Além disso, ele assegurou a reparação dos danos materiais causados aos moradores da região.

A Comissão será composta pela Secretaria da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Secretaria de Desenvolvimento Humano, Defesa Civil, Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Companhia Estadual Habitação Popular da Paraíba (Cehap).

O chefe do Executivo estadual esteve no local do incidente, juntamente com o vice-governador Lucas Ribeiro e secretários de Estado, para acompanhar o trabalho do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, prestar solidariedade e assegurar a ação imediata do Estado para atender as famílias prejudicadas. “Todo o suporte necessário será dado pelo Governo do Estado e pela Cagepa. Não deixaremos que ninguém fique com prejuízo, seja de um portão, uma casa, um veículo. Todos serão cadastrados e vamos tomar as devidas providências. O Estado não fugirá da sua responsabilidade de ajudar todas as pessoas prejudicadas”, garantiu.

Ele também explicou que uma perícia será feita no local para determinar a causa do rompimento do reservatório. “Hoje à tarde já será feita a inspeção para investigar qual o problema ocorreu para provocar o rompimento. Vamos tomar todas as medidas necessárias e determinadas pelos peritos e equipe técnica que identificarão o que realmente aconteceu no local”, pontuou.

O gestor ainda lamentou profundamente o falecimento da aposentada Maria do Socorro Leal Teixeira de Araújo, em razão do ocorrido. “Infelizmente, tivemos a perda de uma vida e eu deixo os meus pêsames à família. Estaremos dando todo o apoio e suporte necessário aos familiares”, falou.

O Governo da Paraíba segue mobilizado em Campina Grande para garantir assistência às famílias atingidas pelo rompimento de um reservatório da Cagepa no bairro da Prata, em Campina Grande.

No domingo (9) e nesta segunda-feira (10), o vice-governador Lucas Ribeiro, que preside a comissão criada para coordenar as ações, está novamente no local, acompanhando os trabalhos de limpeza das residências, o retorno do abastecimento e a instalação de uma tenda com representantes dos órgãos estaduais que prestam suporte direto à população.

“Desde as primeiras horas após o incidente, o Governo do Estado tem atuado de forma integrada, com foco total nas pessoas. As equipes da Cagepa, da Defesa Civil, da Secretaria de Desenvolvimento Humano e de outros órgãos continuam presentes, garantindo a limpeza, o abastecimento e o acolhimento das famílias atingidas. Estamos avançando e acompanhando cada caso para que todos possam retomar sua rotina o mais rápido possível”, afirmou o vice-governador Lucas Ribeiro.

Retorno do abastecimento e segurança – O presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves, destacou que o abastecimento de água foi restabelecido com segurança para Campina Grande e cidades vizinhas. Segundo ele, após inspeções técnicas detalhadas, foi confirmado que os demais reservatórios permanecem íntegros e em plenas condições de operação.

“Desde o momento do incidente, adotamos todas as medidas necessárias para garantir a segurança do sistema. Nossas equipes realizaram inspeções visuais e estruturais em todas as câmaras do reservatório e confirmaram que apenas a unidade afetada foi isolada. As demais estruturas estão seguras e em funcionamento normal, assegurando a continuidade do abastecimento com total controle técnico. Seguimos monitorando o sistema e mantendo a transparência com a população”, reforçou Marcus Vinícius.

Além da assistência técnica e estrutural, o Governo do Estado também garantiu abrigo e apoio emergencial às pessoas que ficaram temporariamente desalojadas. Um dos grupos acolhidos foi o do Centro de Recuperação Pedacinho do Céu, que abrigava 12 homens em situação de vulnerabilidade social e teve a casa atingida pela água. A Cagepa providenciou um novo imóvel e todo o suporte necessário.

“A gente agradece a Deus por estarmos todos bem e por todo o apoio que recebemos. Estamos recebendo toda a assistência. Alugaram uma casa, levaram a gente com apoio dos bombeiros, garantiram água, comida e abrigo. Hoje voltamos pra ver o que ainda dava pra recuperar, e seguimos sendo bem assistidos por todos”, contou Jobson Barbosa, presidente do Centro.

Atendimento – No local, o Governo da Paraíba instalou uma tenda de serviços para garantir assistência contínua às famílias da região. No espaço, equipes da Cagepa, Defesa Civil Estadual, Secretaria de Desenvolvimento Humano, Secretaria de Saúde, Procon-PB e outros órgãos prestam orientações, acolhimento e suporte social, técnico e jurídico às pessoas afetadas, assegurando que cada caso receba o acompanhamento necessário.

oblogdepianco.com.br com SECOM

Governador determina investigação da causa de rompimento de reservatório em Campina Grande e garante reparação de prejuízos a moradores Governador determina investigação da causa de rompimento de reservatório em Campina Grande e garante reparação de prejuízos a moradores Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on novembro 10, 2025 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.