A aeronave Russa, Ilyushin IL-76TD, que permaneceu três dias em Brasília, pousou em Caracas, capital da Venezuela, no início da tarde da quinta-feira, 14 de agosto.
O cargueiro de matrícula RA-78765 é sancionado pelos EUA por transportar armas para o regime do ditador venezuelano Nicolás Maduro. A aeronave pertence à Companhia Aérea Russa Aviacon Zitotrans e realizou várias escalas antes de chegar a Brasília no último domingo (10),
Segundo o Portal aeroin.net Consulta aos registros da ANAC não indica pedido de voo comercial para a Aviacon Zitotrans, que já realizou outras operações no Brasil. Com isso, surgiu a suspeita de se tratar de um voo diplomático, mas nenhuma explicação oficial foi divulgada pelas autoridades, mesmo com o IL-76 permanecendo estacionado no pátio da Base Aérea de Brasília.
Segundo a CNN Brasil, um Avião branco do governo dos EUA chega com "missão desconhecida" ao Brasil, um Boeing 757, sem identificação, é conhecido por realizar missões especiais e foi associado a operações da CIA.
Na matéria da CNN diz que "Um avião todo branco do governo dos Estados Unidos e sem identificação chegou ao Brasil na terça-feira (19). A missão envolvendo a aeronave ainda é desconhecida do público".
O Boeing em questão é conhecido por participar de missões especiais e, em diversas ocasiões, já foi associado a operações da CIA. A CNN entrou em contato com a Força Aérea Brasileira (FAB) para mais informações, mas ainda não obteve retorno.
Segundo informações do site FlightRadar, a aeronave partiu do Aeroporto Fernando Luis Ribas Dominicci, em Porto Rico, e seguiu sem rota detalhada até o Aeroporto Salgado Filho, no Rio Grande do Sul. O pouso foi registrado por volta das 17h12 por câmeras do terminal. Por volta de 20 horas, a aeronave levantou voo novamente, desta vez com destino ao Aeroporto de Guarulhos.
oblogdepianco