
Primeiras cirurgias dermatológicas em Patos ampliam assistência a pacientes com câncer de pele no Sertão
O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual em Patos, realizou, nos dias 15, 16 e 17 deste mês, o primeiro ciclo de cirurgias dermatológicas em pacientes com câncer de pele, por meio dos programas Paraíba Contra o Câncer e Opera Paraíba. A ação beneficiou 26 pacientes de 11 municípios da região, ampliando o acesso ao tratamento e garantindo atendimento especializado mais próximo da população sertaneja.
Um dos beneficiados foi o aposentado Antônio Justino, que apresentava uma lesão no rosto, na região do nariz. Após o procedimento, ele destacou a importância da iniciativa. “Estou feliz de ter feito minha cirurgia e agradeço a todos os funcionários que me atenderam muito bem aqui e a esses programas do Governo que permitiram que eu me tratasse perto de casa”, afirmou.
O diretor-geral do CHRDJC, Francisco Guedes, ressaltou a relevância da ação. “Esse é mais um avanço para a nossa unidade, que passa a ofertar esses procedimentos através dos programas Paraíba Contra o Câncer e Opera Paraíba. São iniciativas que melhoram a qualidade de vida da população, resolvendo questões de saúde com agilidade e eficácia, salvando vidas também no Sertão”, destacou.
O Programa Paraíba Contra o Câncer, criado pelo Governo do Estado, tem como objetivo organizar e ampliar a rede de atenção oncológica na Paraíba, garantindo um fluxo rápido e eficiente desde o rastreamento e diagnóstico até o tratamento e cuidados paliativos. Os pacientes atendidos no ciclo de Patos passaram previamente por avaliação e foram considerados aptos para a cirurgia.
oblogdepianco com SECOM