
Em Santana dos Garrotes, prefeita Paloma Kenned institui o Cordel como patrimônio cultural e material da cidade, eternizando a essência da literatura popular nordestina
A prefeita Paloma Kenned Leite, do Município de Santana dos Garrotes (Vale do Piancó), instituiu, no dia 25 de junho, a Lei nº 656/2025, que Declara a Literatura de Cordel Brasileiro, como Patrimônio Cultural e Material de Santana dos Garrotes. A lei foi idealizada pelo poeta Hosmá Passos e proposta à Câmara pelo vereador José Lindomar Ferreira de Araújo (Bazão).
O poeta Hosmá Passos é idealizador de outras duas leis em Santana dos Garrotes: a Lei Municipal que institui o Dia Municipal do Auxiliar de Serviços Gerais e também a Lei Municipal que institui o Dia Municipal da Poesia em Santana dos Garrotes, em homenagem ao maior cronista de São Luís do Maranhão, o poeta José Chagas, do Sítio Aroeiras, zona rural de Santana dos Garrotes.
"Reconhecer a Literatura de Cordel como patrimônio cultural e material de Santana dos Garrotes é assinar um ultimato de valorização a esse tipo de literatura popular, que serviu de base para formar a literatura brasileira e portuguesa, e que é o maior instrumento da força de resistência da luta do povo nordestino brasileiro", observou poeta Hosmá Passos.
"Ao sancionar essa lei, a primeira prefeita de Santana dos Garrotes demonstra mais uma vez o seu amor, o zelo e o carinho por Santana dos Garrotes, como também o amor, o zelo e o respeito pela cultura popular brasileira, que já é patrimônio cultural do Brasil e da Paraíba", disse Hosmá.
A literatura de cordel é um patrimônio cultural imaterial brasileiro
A literatura de cordel é um patrimônio cultural imaterial brasileiro, reconhecido pelo IPHAN. Essa manifestação cultural, que envolve versos rimados, xilogravuras e a oralidade, é considerada um importante veículo de expressão e identidade para diversas comunidades, especialmente no Nordeste do país. O reconhecimento como patrimônio cultural visa valorizar e proteger essa rica tradição, garantindo sua continuidade e difusão. Em Santana dos Garrotes, como em muitas outras cidades do Sertão, a literatura de cordel desempenha um papel significativo na cultura local. O reconhecimento como patrimônio imaterial não apenas celebra a importância do cordel, mas também abre portas para iniciativas de salvaguarda, como a promoção de oficinas, eventos e projetos que incentivem a produção e o consumo dessa arte.
oblogdepianco.com.br