Dia Mundial da Reciclagem: Programa Mãos Pro Futuro transforma resíduos em oportunidades para milhares de famílias

Projeto já destinou mais de 1 milhão de toneladas de resíduos pós-consumo para a reciclagem.

Celebrado em 17 de maio, o Dia Mundial da Reciclagem foi instituído pela UNESCO com o objetivo de estimular a reflexão sobre a importância da destinação adequada dos resíduos pós-consumo e de conscientizar a sociedade sobre os benefícios da redução na geração de resíduos e, principalmente, da reciclagem. Nessa data marcante, o programa Mãos Pro Futuro, iniciativa da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), reforça seu compromisso com a logística reversa e a valorização da cadeia de reciclagem no país.

Desde sua criação em 2006, o Mãos Por Futuro já viabilizou a destinação adequada de mais de 1 milhão de toneladas de resíduos pós-consumo por meio de parcerias com mais de 200 cooperativas e associações de catadores em todas as regiões do Brasil, impactando diretamente 6 mil profissionais da reciclagem com os investimentos do programa, sendo 56% deles mulheres.

“A reciclagem vai além do descarte correto das embalagens pós-consumo. Ela passa pela educação do consumidor, pelo fortalecimento de cooperativas e a construção de uma economia mais justa e circular. O programa Mãos Pro Futuro é a materialização de todo esse compromisso com a sociedade”, afirma Fábio Brasiliano, Diretor de Desenvolvimento Sustentável da ABIHPEC.

Realizado em parceria com a Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), Abipla (Associação Brasileira de Produtos de Limpeza e Afins) e Abrafati (Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas), o Mãos Pro Futuro está presente em 156 cidades de 26 estados e no Distrito Federal nas cinco regiões do país, sendo um verdadeiro exemplo de como o setor produtivo, as cooperativas e a sociedade podem atuar de forma conjunta e socialmente responsável para o fortalecimento da cadeia de reciclagem no país.

Meio ambiente - O programa Mãos Pro Futuro também consegue evitar a emissão de gases de efeito estufa: no período entre 2013 e 2023, cerca de 3,8 milhões de toneladas de gases de efeito estufa deixaram de ser emitidas com o volume de materiais recuperado pelo projeto.

Reconhecimentos - O Mãos Pro Futuro foi reconhecido em maio de 2025 pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) como um programa de referência para o desenvolvimento da economia circular na região da América Latina e Caribe. Internacionalmente, foi selecionado em 2020 e 2021 pela Comissão Econômica para América Latina e o Caribe - CEPAL (ONU), como um exemplo de iniciativa sustentável pelos resultados alcançados.

Sobre a ABIHPEC - A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias desse setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva. Mais informações: www.abihpec.org.br.

oblogdepianco.com.br com Assessoria
Dia Mundial da Reciclagem: Programa Mãos Pro Futuro transforma resíduos em oportunidades para milhares de famílias Dia Mundial da Reciclagem: Programa Mãos Pro Futuro transforma resíduos em oportunidades para milhares de famílias Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on maio 17, 2025 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.