Relatório da CGU indica que 97,6% de aposentados e pensionistas não autorizaram descontos de associações

Auditoria destaca o papel da Controladoria-Geral da União na defesa dos direitos da população idosa.

A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou na quarta-feira (23) o relatório que resultou na Operação Sem Desconto, em conjunto com a Polícia Federal. A auditoria teve por objetivo avaliar, por meio de entrevistas com aposentados e pensionistas, a adequação dos descontos de mensalidades associativas realizados na folha de pagamentos de aposentados e pensionistas do INSS.

Desde 2019, foi observado um aumento percentual nos descontos associativos e nas reclamações de aposentados por descontos indevidos em seus benefícios. Em 2022, verificou-se a ampliação do número de entidades envolvidas nesses descontos, bem como dos valores repassados a elas.

No ano passado, a CGU iniciou a auditoria. Foram realizadas visitas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, no período de 17.04.2024 a 04.07.2024. Os auditores entrevistaram 1.273 beneficiários, dos quais 1.242 (97,6%) informaram não ter autorizado o desconto, e 1.221 (95,9%) afirmaram não participar de associações, sinalizando que os descontos estariam ocorrendo de maneira indevida, à revelia do interesse do beneficiário e em desacordo com os normativos que regem a matéria. Os beneficiários relataram, ainda, dificuldades para identificar o desconto, assim como solicitar o seu cancelamento.

Em decorrência desses achados, a CGU recomendou ao INSS que realizasse o bloqueio cautelar e imediato de descontos de novas mensalidades associativas, o aprimoramento de procedimentos de formalização, acompanhamento da execução, suspensão e cancelamento de Acordos de Cooperação Técnica (ACT), avaliação da pertinência de suspensão cautelar de descontos de mensalidades associativas (de entidades que apresentaram elevados riscos de cobranças indevidas) e inclusão dos documentos previstos nos ACTs em plataforma disponível.

Ainda em 2024, a CGU comunicou os achados à Polícia Federal para aprofundamento da investigação, que resultou na operação da última quarta-feira (23).

É importante ressaltar que, por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), a plataforma Fala.BR está disponível para o recebimento de denúncias. Quem tiver informações sobre a incidência indevida de descontos de mensalidade associativa ou sobre quaisquer outras irregularidades, pode enviá-las por meio de formulário eletrônico. A denúncia pode ser anônima e, para isso, basta escolher a opção “Não identificado”.

O cadastro deve seguir, ainda, as seguintes orientações: No campo “Sobre qual assunto você quer falar”, basta marcar a opção “Operações CGU”; e no campo “Fale aqui”, coloque o nome da operação e a Unidade da Federação na qual ela foi deflagrada.

O beneficiário do INSS pode ainda solicitar a exclusão do desconto indevido, bem como o bloqueio preventivo do seu benefício para esses descontos, seguindo as orientações apresentadas aqui.

Relatório enviado

oblogdepianco.com.br com Fonte da Assessoria Especial de Comunicação Social da CGU
Relatório da CGU indica que 97,6% de aposentados e pensionistas não autorizaram descontos de associações Relatório da CGU indica que 97,6% de aposentados e pensionistas não autorizaram descontos de associações Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on abril 28, 2025 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.