O Governo Federal recebeu 35.119 propostas para a segunda edição do Novo PAC Seleções 2025, enviadas por 5.537 municípios — um total que corresponde a 99,4% das cidades do país. Os projetos foram encaminhados por gestores e gestoras entre 24 de fevereiro e 31 de março. O programa vai investir R$ 49,2 bilhões em 19 tipos de empreendimentos, organizados em quatro eixos: Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia; Infraestrutura Social e Inclusiva; Cidades Sustentáveis e Resilientes.
No estado da Paraíba, 1.311 propostas foram enviadas ao Novo PAC Seleções 2025, todas preparadas pelas prefeituras. Dos 223 municípios do estado, 222 inscreveram projetos. A capital João Pessoa tem o maior número de propostas inscritas: 16. Cabedelo, Campina Grande e Santa Rita, todas com 11 propostas, seguida por Bayeux, com 10, fecham o "top 5" das cidades com mais propostas inscritas.
Confira as propostas da Paraíba para o Novo PAC Seleções 2025 por eixo:
SAÚDEKits de equipamentos para teleconsulta (197)
Aquisição de Unidades Odontológicas Móveis (193)
Construção de UBS (137)
Centros de Atenção Psicossocial (41)
Renovação de frota de ambulâncias do Samu (30)
Expansão/ampliação de ambulâncias do Samu (12)
Policlínicas (2)
CIDADES SUSTENTÁVEIS E RESILIENTES
-Periferia Viva - Urbanização de Favelas (4)
-Prevenção a Desastres Naturais: Contenção de Encostas (2)
-Gestão de Resíduos Sólidos (1)
-Esgotamento Sanitário (1)
-Abastecimento de Água Urbano (1)
EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
-Creches e Escolas de Educação Infantil (98)
INFRAESTRUTURA SOCIAL E INCLUSIVA
TEMAS — Quanto aos ministérios, o da Saúde recebeu o maior número de pedidos, totalizando 19,8 mil, seguido do Ministério da Educação, com 8.782, enquanto Esporte e Cidades ficaram com 4.513 e 1.966, respectivamente.
OBJETIVOS — O Novo PAC Seleções 2025 visa melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento da população brasileira por meio do aumento de investimentos em infraestrutura para ampliar e modernizar a rede de atendimento à saúde, fortalecer o direito à educação, melhorar a mobilidade urbana, garantir acessos aos direitos e promover o desenvolvimento sustentável das cidades com a participação direta dos gestores municipais e estaduais.
oblogdepianco.com.br com Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
