ALPB emite Voto de Aplauso à desembargadora Agamenilde Dias pela escolha para o CNJ

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) emitiu um voto de aplauso pela escolha da desembargadora Agamenilde Dias para atuar na Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ). O presidente da ALPB, Adriano Galdino, destacou a importância da nomeação, que representa um reconhecimento nacional da magistratura paraibana. Agamenilde, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), assumirá o novo cargo de 1º de abril de 2025 a 31 de agosto de 2026, após convite do ministro Mauro Campbell Marques, titular da Corregedoria.

A nomeação de Agamenilde Dias é vista como um marco para a Justiça da Paraíba, que historicamente tem pouca representação nas cortes superiores. A desembargadora destacou que o convite é motivo de “alegria e satisfação”, não apenas pessoal, mas também como um reconhecimento dos valores da magistratura paraibana e uma conquista do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

Com vasta experiência, Agamenilde já atuou no CNJ entre 2010 e 2012, como juíza auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, durante a gestão da ministra Eliana Calmon. Sua nova missão reforça a importância da Paraíba no cenário jurídico nacional e abre portas para maior representatividade do estado nas instâncias superiores da Justiça.

Agamenilde Dias recebe convite para atuar na Corregedoria Nacional de Justiça

Trajetória da magistrada - A juíza Agamenilde Dias Arruda Dantas ingressou na magistratura no ano de 1992, na comarca de Taperoá, tendo exercido a jurisdição nas comarcas de Sousa (1993/1994); Cajazeiras (1995/1997); na Capital (1998/2001, como juíza substituta); Campina Grande (2001/2002) e João Pessoa, desde o ano de 2002.

Atuou, também, como juíza eleitoral da 42ª e 39ª Zonas; juíza-auxiliar da Corregedoria Eleitoral; membro da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especias e diretora do foro da comarca de Cajazeiras.

Agamenilde Dias possui Pós-Graduação em Direito da Comunicação, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Entre os cursos que participou estão: Congresso Cais- Justiça e Direito: O Papel dos Juristas e do Direito no Combate à Pobreza (Fundação Luso-Americana); Colóquio Mulheres e Teologia (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra); Programa de Capacitação em Poder Judiciário (Fundação Getúlio Vargas -FGV e Escola Nacional da Magistratura- Enfam); Curso de Preparação à Magistratura de Carreira, pela Escola Superior da Magistratura (Esma) da Paraíba; e Curso de Aperfeiçoamento para Magistrados em Direito do Consumidor (Instituto Brasileiro de Política e Direito do consumidor e Enfam).

A juíza foi escolhida pelos membros do Pleno. Com a chegada dela, sobe para três o número de mulheres que compõem o topo da magistratura paraibana. Além dela, compõem a Corte Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão e Maria das Graças Morais Guedes. Ao todo, 19 magistrados disputaram a vaga deixada com a aposentadoria do desembargador José Aurélio da Cruz. A sessão foi presidida Saulo Henriques de Sá e Benevides.

Desembargadora Agamenilde Dias será empossada presidente do TRE-PB nesta quinta-feira

oblogdepianco.com.br com AsCom-ALPB
ALPB emite Voto de Aplauso à desembargadora Agamenilde Dias pela escolha para o CNJ ALPB emite Voto de Aplauso à desembargadora Agamenilde Dias pela escolha para o CNJ Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on fevereiro 14, 2025 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.