FESTA DE SANTO ANTONIO: Dia 12, Dia dos Namorados, último dia de festa social na praça e no dia 13, Missa na Igreja Matriz

A festa de Santo Antônio virou alvo de peregrinação dos políticos na década de 1970 do século 20 por meio do ex-senador Rui Carneiro, que era devoto e morreu em 1977. Desde a morte do senador, a família Carneiro se faz representar, anualmente, nas homenagens ao padroeiro de Piancó, por meio do ex-deputado federal, ex-prefeito de João Pessoa e sobrinho do ex-senador, Antônio Carneiro Arnaud. Aliás, a imagem de Santo Antônio que hoje é venerada na Igreja Matriz de Piancó foi doada pela família Carneiro. Em 1977, o ex-senador foi a Piancó pela última vez.

Com início sempre no dia 1º de junho e término no dia 13, com Missa na Igreja Matriz que leva o nome do Santo Padroeiro, a cidade de Piancó recebe milhares de religiosos e turistas, além de políticos que vem receber as bênçãos de Santo Antonio em ano eleitoral.

A Festa foi realizada pela Paróquia de Santo Antonio (Diocese de Patos) com o apoio da Prefeitura de Piancó.

O trezenário vem levando centenas de cidadãos a Igreja e, logo após a missa, todos se deslocam para o Largo de Santo Antonio, onde se deliciam com comidas típicas e músicas ao vivo.

Na Praça Salviano Leite [Avenida Gil Galdino] o cidadão tem as opções de curtir as atrações musicais no palco central, além de frequentar o parque de diversões e aproveitar pra se reunir com amigos nas 'barracas' instaladas no espaço organizado pela prefeitura, para os comerciantes autonômos que buscam ganhar uma renda extra neste período.

Hoje, domingo, dia 12 (Dia dos Namorados), é o último dia da  Festa de Santo Antônio, depois de dois longos anos de recesso em respeito as recomendações sanitárias contra a Covid-19. 

As  atrações de hoje à noite na Praça Salviano Leite:
• Felipe Amorim
• Mathues Leitte
• Fabrício Rodrigues
• Carlos Silva

Um pouco da História - Nas décadas de 1980 e 1990, a festa de Santo Antônio em Piancó era disputada pela classe política. Políticos como Tarcísio Burity (governador duas vezes), Humberto Lucena (senador por vários mandatos), José Maranhão (ex-deputado, ex-governador e senador atualmente), Cássio Cunha Lima (ex-deputado, ex-governador e senador atualmente), Cícero Lucena (ex-senador e ex-governador), Antônio Mariz (ex-senador e ex-governador) sempre fizeram questão de participar das festividades ao santo que forma o trio dos homens de Deus homenageados pelos cristãos no mês de junho.

SANTO ANTONIO - De Lisboa, porque Fernando Antônio de Bulhões (este é o nome verdadeiro dele), nasceu em Lisboa, Capital de Portugal, no dia 15 de agosto de 1195. É conhecido como Santo Antônio de Pádua porque, aos 36 anos de idade, ele morreu na cidade de em Pádua (Itália) no dia 13 de junho de 1231. Santo Antônio é um dos santos mais populares da Igreja Católica Romana. No Brasil, a devoção a Santo Antônio foi consagrada na história pelo padre Antonio Vieira, também português nascido em Lisboa, que, na defesa dos índios brasileiros, proferiu o famoso Sermão de Santo Antônio aos Peixes.

MISSA NO DIA 13 DE JUNHO - A Paróquia de Piancó celebrou a Festa do Padroeiro Santo Antonio no período de 1º a 13 de junho do corrente ano, tendo sido considerada pelos piancoenses a maior festa de padroeiro de todos os tempos da história de Piancó, tanto no âmbito religioso, como no aspecto sócio-cultural. Aguarda-se para esta segunda-feira, dia 13, centenas de devotos na Missa que será realizada na Igreja Matriz de Santo Antonio, com inicio às 10:00h.

Antonio Cabral (DRT-PB 3085)
INFORMÍDIDIA
OBLOGDEPIANCO


FESTA DE SANTO ANTONIO: Dia 12, Dia dos Namorados, último dia de festa social na praça e no dia 13, Missa na Igreja Matriz FESTA DE SANTO ANTONIO: Dia 12, Dia dos Namorados, último dia de festa social na praça e no dia 13, Missa na Igreja Matriz Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on junho 12, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.