A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, na quinta-feira (9), sessão especial para debater sobre a Saúde Mental dos Jovens. O tema foi proposto pela deputada Rafaela Camaraense e contou com a participação da deputada Camila Toscano, do secretário de Estado da Juventude Esporte e Lazer, Zezinho do Botafogo, além de psicólogos, psiquiatras e profissionais da área.
Rafaela Camaraense demonstrou preocupação com a saúde mental, principalmente, dos jovens e destacou que a pandemia da Covid-19 contribuiu para agravar ainda mais os casos de ansiedade, depressão, síndrome do pânico, automutilação e suicídio, que já afetam de forma intensa a juventude.
Para a parlamentar, o debate promovido pelo Poder Legislativo tem a missão de cuidar do futuro, garantindo a saúde mental da nova geração para que esta seja produtiva. “A saúde mental deve ser tratada com prioridade, principalmente, aqui no estado da Paraíba, onde temos mais de 1 milhão de jovens. Durante a pandemia, o jovem foi retirado do seu convívio social, do seu ambiente escolar e isso contribuiu para que esses jovens viessem a desenvolver alguns transtornos mentais que precisam de cuidados”, argumentou a deputada.
A deputada Camila Toscano afirmou que a sessão especial é o momento que o Poder Legislativo se decida a promover soluções para uma problemática tão relevante como a saúde mental. “Jovens e adolescentes estão perdendo sua saúde mental e, consequentemente, perdendo suas vidas. Essa pessoas deixam de viver por não não terem a perspectiva de futuro e tudo isso se agravou ainda mais com a pandemia, sem saber quando tudo seria normalizado. Isso afeta a saúde mental das pessoas e é importante que o poder público adote ações nesse sentido e a Assembleia precisa olhar para este tema e vê-lo como algo de extrema relevância”, declarou a deputada.
O secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Zezinho do Botafogo, parabenizou a deputada Rafaela Camaraense por propor o tema da saúde mental dos jovens no âmbito do Poder Legislativo. “Debates desse nível vêm com o intuito de contribuir e nos ajudar com ideias e com o enriquecimentos da elaboração de políticas públicas. O que estamos vivenciando no Brasil e no mundo tem sido a perda dos jovens e todos temos que olhar de forma diferente e dar a nossa contribuição”, declarou o secretário.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia da Paraíba, Vinícius Soares, chamou atenção para o desafio de tratar da saúde mental dos jovens. Para Vinícius, de acordo com o mapa da violência, os jovens são aqueles que mais morrem no Brasil. Os dados apresentados apontam que a maioria desses jovens são assassinados e oriundos da periferia.
Representante a Gerência Operacional Psicossocial do Estado da Paraíba, Jefferson Thales, alertou as famílias para as mudanças no comportamento dos jovens que apresentam problemas de saúde mental. Segundo ele, é preciso estar atento a qualquer alteração na rotina do adolescente e buscar a ajuda dos profissionais caso perceba que exista essa necessidade.
Também participaram da sessão especial a secretária executiva de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Madu Ayá; a coordenadora de Residência da Saúde Mental da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Roberta Rocha; o presidente do Conselho Nacional da Juventude, Marcos Barão; o presidente do Instituto Nacional de Pesquisa, Aprendizagem e Integração, Demétrius Mendes; o coordenador do Eixo Esporte, Cultura e Lazer e representante da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente da Paraíba (Fundac-PB) Nilton Santos; e do Major Helmer, da Coordenadoria de Integração Comunitária dos Direitos Humanos da Polícia Militar da Paraíba.
oblogdepianco.com.br com Assessoria
ALPB debate saúde mental dos jovens durante Sessão Especial
Reviewed by www.oblogdepianco.com.br
on
junho 11, 2022
Rating: