
Em Piancó, Hospital Regional Wenceslau Lopes tem seu 'Banco de Leite' aberto à população; evento contou com a presença de autoridades municipais e estaduais
A Secretaria Estadual de Saúde vem ampliando a Rede de Bancos de Leite Humano por todo o Estado com postos de coleta. Em Piancó a “Doação de Leite Humano – Gotas de Amor para um Mundo Melhor”, teve seu banco aberto à população, com representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), prefeito Daniel Galdino (Piancó), Diretor do HWL, Dr. Andiry e outras autoridades. Por meio da Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno e do Banco de Leite Anita Cabral, durante o mês de maio, uma vasta programação foi realizada para incentivo à doação de leite materno, que tem como foco principal a ampliação da Rede de Bancos de Leite Humano.
Estiveram presente a inauguração do Banco de Leite em Piancó: Dr Jhoni, deputado Adriano Galdino, médica e ex-prefeita Dra. Flávia Serra Galdino, o Diretor Clínico do Hospital Edson Ramalho, Dr. Kássio Rômulo, o Diretor geral do Hospital Regional Wenceslau Lopes, Dr. Andiry, o secretário de saúde de Piancó, Ruclenato Gomes, ex-secretário estadual de saúde. Dr. Geraldo Medeiros e autoridades do Município e Estado.
Foram abertos novos postos de coleta, a exemplo de Piancó
No dia 19, foi aberto o de Catolé Rocha; em Monteiro, foi no dia 20 e em Piancó, no dia 27. Com isso, a Rede passa a funcionar com 21 Postos de Coleta de Leite Humano e seis Bancos de Leites Humanos, em todo estado. Os Postos são responsáveis por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e captação de doadora para coleta de leite materno a ser distribuído pelos bancos de leite humano para as unidades de leitos neonatais.
A secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, lembra que a abertura dos Postos faz parte do compromisso do atual governo de ampliar a Rede de Bancos de Leite Humano. “A abertura de mais três postos de coleta tem como objetivo o aumento de doadoras e, consequentemente, a disponibilidade de mais leite humano para salvar a vida de bebês internos em leitos de unidades neonatais”, afirmou.
A diretora geral do Banco de Leite Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, destacou a descentralização do serviço. “Levando em conta a necessidade de uma coleta maior, ganhar mais estas três unidades, significa mais leite coletado; mais especialistas nestes serviços e, também, a descentralização, já que favorecerão mais mulheres de outras regiões”, pontuou
Novos Postos - O Posto de Catolé do Rocha funcionará no Hospital Regional Dr. Américo Maia de Vasconcelos, da 8ª Gerência Regional de Saúde (GRS), abrangendo 10 municípios, com 118 mil habitantes, realizando uma média mensal de 120 partos. O Posto de Coleta de Leite de Monteiro será no Hospital Regional Santa Filomena, da 5ª GRS, que abrange 16 municípios, com 100 mil habitantes, realizando uma média mensal de 120 partos, e o Posto de Piancó funcionará no Hospital Regional Venceslau Lopes, da 7ª GRS, que integra 18 municípios, com 140 mil habitantes, realizando uma média mensal de 50 partos.
Programação - A programação para incentivo à doação de leite materno começou no último dia 29 de abril e vai até o dia 31 de maio, com capacitações; apresentações da Rede no Fórum de Cooperação Técnica Internacional da Rede Global de Bancos de Leite Humano, entre outras ações.
oblogdepianco
Em Piancó, Hospital Regional Wenceslau Lopes tem seu 'Banco de Leite' aberto à população; evento contou com a presença de autoridades municipais e estaduais
Reviewed by www.oblogdepianco.com.br
on
maio 30, 2022
Rating:
