Nordeste recebe projeto itinerante do MCom para ativação da TV Digital

Até o momento, foram publicados editais que contemplam 1.394 municípios de 15 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.

Barcelona (RN) foi o ponto de partida do Digitaliza na Estrada
 (Foto: Gustavo Torquato / MCom)
Menos de um ano após a criação do programa Digitaliza Brasil, o Ministério das Comunicações (MCom) já começa a percorrer o Nordeste, para finalizar a instalação de antenas e marcar a chegada do sinal da TV Digital. Nesta semana, a pasta iniciou o Digitaliza na Estrada, projeto itinerante que vai passar pelos municípios que aderiram ao programa e que já contam com a antena de sinal digital instalada. Após passar por Barcelona (RN) - ponto de partida do percurso - o projeto irá, nesta terça (18/1), ativar o sinal digital nos municípios potiguares de Baía Formosa e Santo Antônio. Ao todo, serão percorridos cerca de 7 mil quilômetros em seis estados: Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Piauí, Maranhão e Alagoas.

"O Digitaliza na Estrada é uma ação itinerante, que vai visitar as primeiras 48 cidades onde a TV Digital está chegando e vai mudar o cotidiano das famílias", aponta o ministro das Comunicações, Fábio Faria. As localidades integram o grupo de 1.638 municípios, distribuídos em todo o país, que até hoje só contam com a transmissão em sinal analógico. Com a digitalização, a população local ganha mais qualidade na programação e maior diversidade de canais.

No final de setembro de 2021, o MCom inaugurou a primeira estação de televisão digital, instalada no município de Tenente Ananias (RN). "Lá, por exemplo, a população tinha uma única emissora", lembra o secretário de Radiodifusão da pasta, Maximiliano Martinhão. "Com a infraestrutura compartilhada, há espaço para até oito canais prestando o serviço. Assim vai ser em todas as cidades inseridas no Digitaliza Brasil", destacou.

NA ESTRADA — O primeiro trecho percorrido pelo Digitaliza na Estrada saiu de Barcelona e segue para as cidades de Baía Formosa, Santo Antônio e Bento Fernandes, no Rio Grande do Norte. De lá, sobem para Itaiçaba e Fortim, no Ceará. Quatro dias na estrada, acompanhando a realidade das famílias beneficiadas e registrando a substituição das estações analógicas hoje em operação. Todos os passos do Digitaliza na Estrada estarão registrados na página especial dedicada à ação.

Bento Fernandes recebe a equipe do MCom no dia 19 (quarta) e no dia 20 (quinta) é a vez de Itaiçaba e Fortim. Só nestas cidades, 68 mil pessoas serão beneficiadas. Para cada uma delas já foram previamente autorizadas outorgas para os canais digitais.

O segundo roteiro começa em Altaneira (CE) e segue por 306 km em direção às cidades cearenses de Farias Brito, Granjeiro, Lavras da Mangabeira, Abaiara e Porteiras. Nos municípios, mais de 90 mil pessoas serão beneficiadas com a chegada da TV Digital. Outros oito roteiros estão agendados para acontecer até o início de abril.

DIGITALIZA BRASIL — Em maio do ano passado, o MCom lançou o programa Digitaliza Brasil com uma meta e um prazo muito bem definidos: concluir, até 2022, o processo de digitalização do sinal de TV em 1.638 cidades que contam apenas com o sinal analógico. "Esse trabalho visa levar melhor qualidade de som e imagem às telinhas de 23 milhões de pessoas. O objetivo é possibilitar a difusão de informações com credibilidade, cultura e entretenimento, fruto da sinergia entre o MCom e a Anatel", destaca o diretor da Secretaria de Radiodifusão, William Zambelli.

A portaria que instituiu o programa também determinou que o processo de consignação e autorização de novos canais seja simplificado, para garantir que a população tenha acesso aos conteúdos assim que o sinal digital for ativado nas respectivas localidades.

O último edital ainda está aberto até o dia 21/1 (fase 2), mas já alcançou resultados expressivos: 99% das 344 cidades elegíveis para receber o sinal digital de TV já solicitaram adesão. Nesta fase, terão a oportunidade de realizar a migração do padrão de TV dez cidades do Rio de Janeiro; 26 do Espírito Santo; 93 do Rio Grande do Sul; 97 do Paraná; e 118 de Santa Catarina. Serão 3,9 milhões de brasileiros beneficiados.

oblogdepianco.com.br com MCom
Nordeste recebe projeto itinerante do MCom para ativação da TV Digital Nordeste recebe projeto itinerante do MCom para ativação da TV Digital Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on janeiro 20, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.