MPF na PB rebate Carla Zambelli após pedido de suspensão da vacina em crianças; Parlamentar alegou que “dezenas de crianças estão sofrendo reações adversas”

Deputada Federal Carla Zambelli. (Foto: Carlos Macedo/Câmara dos Deputados)

Diante do pedido de suspensão da vacinação contra a Covid-19 para o público infantil, feito pela deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), o Ministério Público Federal na Paraíba enviou à Procuradoria-Geral da República um ofício com informações sobre a apuração dos erros vacinais no município de Lucena.

A parlamentar alegou que “dezenas de crianças estão sofrendo reações adversas” devido à aplicação incorreta do imunizante da Pfizer destinado a adultos em crianças na Paraíba.

O documento do MPF foi encaminhado ao Ministério da Saúde e à Anvisa, com objetivo de preservar a continuidade de toda a campanha de imunização contra a covid-19 no território paraibano.

No ofício, o órgão ministerial ressalta que a situação de Lucena é um fato isolado que já se encontra em apuração e diz respeito exclusivamente à inobservância dos protocolos de operacionalização da imunização do público infantil em uma única unidade de saúde. Portanto, “não pode ser utilizado como pretexto para justificar a suspensão do curso de toda uma campanha de vacinação, esta, sim, uma medida que, se efetivada, colocaria em risco todo o público-alvo, o qual, há meses, aguardam pelo aludido imunizante”, defende o MPF.

Vacinação irregular
De acordo com as investigações, em Lucena, foram vacinadas 49 crianças, das quais 13 com imunizante dentro do prazo de validade e 36 com imunizantes para adultos e vencidos. Haverá acompanhamento médico de cada criança durante 30 dias.

Além disso, MPF e MPPB também tomaram conhecimento que cerca de 200 pessoas, entre jovens e adultos, tomaram a vacina fora do prazo de conservação de 30 dias que o imunizante da Pfizer requer em ambiente refrigerado, entre 2 e 8 graus Celcius, conforme normas dos órgãos sanitários.

Portal T5
MPF na PB rebate Carla Zambelli após pedido de suspensão da vacina em crianças; Parlamentar alegou que “dezenas de crianças estão sofrendo reações adversas” MPF na PB rebate Carla Zambelli após pedido de suspensão da vacina em crianças; Parlamentar alegou que “dezenas de crianças estão sofrendo reações adversas” Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on janeiro 19, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.