Nova Lei flexibiliza punição para agentes públicos que tenham Contas Rejeitadas

Marcelo Castro defende seu relatório no Plenário em 14 de setembro
Jefferson Rudy/Agência Senado
O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei Complementar 184, de 2021, que flexibiliza a punição para agentes públicos que tenham as contas rejeitadas. Pela legislação anterior, todos os condenados por improbidade administrativa ficavam inelegíveis por oito anos. Agora, a restrição só vale para quem tiver as contas julgadas irregulares com imputação de débito. A lei foi publicada nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial da União.

A nova norma é resultado do projeto de lei complementar (PLP) 9/2021, aprovado neste mês pelos senadores. Segundo o relator da matéria, senador Marcelo Castro (MDB-PI), o objetivo é evitar que agentes públicos sejam tornados inelegíveis pelo cometimento de infrações meramente formais, com pequeno potencial ofensivo e que não tenham causado dano ao Erário nem enriquecimento ilícito.

De acordo com a Lei Complementar 184, de 2021, os agentes que tenham contas julgadas irregulares sem imputação de débito e punidos exclusivamente com o pagamento de multa ficam livres para disputar eleições. O texto altera a Lei da Inelegibilidade (Lei Complementar 64, de 1990) e se aplica a todos os ordenadores de despesa da administração pública.


Fonte: Agência Senado
Nova Lei flexibiliza punição para agentes públicos que tenham Contas Rejeitadas Nova Lei flexibiliza punição para agentes públicos que tenham Contas Rejeitadas Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on setembro 30, 2021 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.