Juiz mantém em Brasília ação penal que investiga doações ao Instituto Lula

Requerimento da defesa pedia que o inquérito sobre repasse de R$ 4 milhões da Odebrecht à entidade fosse enviado para Justiça Federal em São Paulo.

Por Jovem Pan

(Lula/VITORINO JUNIOR/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)
A
Justiça Federal em Brasília negou o pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que a ação penal que investiga doações de R$ 4 milhões da Odebrecht ao Instituto Lula fosse enviada para julgamento na Justiça Federal em São Paulo. O processo corre atualmente na Justiça Federal no Distrito Federal. O juiz Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara Federal Criminal de Brasília, julgou o pedido improcedente por entender que o Supremo Tribunal Federal (STF) já havia definido a competência do processo, uma vez que os fatos analisados ocorreram enquanto o petista ocupava o cargo de presidente da República. Leite disse ainda que o plenário da Suprema Corte reconheceu, em abril, a competência da Justiça Federal em Brasília para julgar o processo, quando declarou que o caso não era de competência da Lava Jato no Paraná. De acordo com o juiz, os supostos crimes de lavagem de dinheiro teriam ocorrido em São Paulo, mas os fatos vão além das assinaturas de recebidos, o que permite a manutenção da investigação em Brasília.

*Com informações do repórter Victor Moraes
Juiz mantém em Brasília ação penal que investiga doações ao Instituto Lula Juiz mantém em Brasília ação penal que investiga doações ao Instituto Lula Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on setembro 05, 2021 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.