Cerca de 20% dos estudantes adolescentes na PB sentiam que a vida não vale a pena ser vivida; Um dos temas pesquisados foi a saúde mental dos estudantes

(Foto: Pedro Ribas/ANPr)
Cerca de 19,2% dos estudantes de 13 a 17 anos, na Paraíba, sentiam que a vida não vale a pena ser vivida, na maioria das vezes ou sempre, nos 30 dias anteriores à pesquisa. Dados são da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense) 2019, divulgada na sexta-feira (10), pelo Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Feito por meio de um questionário auto aplicado, o levantamento apresenta informações sobre diversos aspectos da adolescência.


Um dos temas pesquisados pela (Foto: Pedro Ribas/ANPr) foi a saúde mental dos estudantes. O indicador paraibano foi menor que as médias registradas regionalmente (20,3%) e nacionalmente (21,4%).

No mesmo período, outros 28% sentiam que ninguém se preocupava com eles, na maioria das vezes ou sempre; 27,1% se sentiam tristes na maioria das vezes ou sempre; 47,7% se sentiam muito preocupados com as coisas comuns do dia a dia, na maioria das vezes ou sempre; 35,1% se sentiram irritados, nervosos ou mal-humorados, na maioria das vezes ou sempre; e 4% não tinham amigos próximos.

O estudo aponta ainda que 18,5% dos estudantes paraibanos estavam insatisfeitos ou muito insatisfeitos com o próprio corpo. Esse sentimento era bem mais comum entre as mulheres (25,2%), do que entre os homens (11,7%).

Em relação a situações em casa e na escola, 57,6% se sentiram humilhados por provocações de colegas da escola, nos 30 dias anteriores à pesquisa; 12,6% relataram ter sido agredidos fisicamente pelo menos uma vez por algum de seus colegas de escola, no mesmo período; e 12,5% se sentiram ameaçados, ofendidos ou humilhados nas redes sociais ou aplicativos de celular, no mesmo intervalo de tempo.

Já 12,3% esculacharam, zombaram, mangaram, intimidaram ou caçoaram algum colega da escola, tanto que ele ficou magoado, aborrecido, ofendido ou humilhado, nos 30 dias que antecederam o levantamento.

Portal Correio
Cerca de 20% dos estudantes adolescentes na PB sentiam que a vida não vale a pena ser vivida; Um dos temas pesquisados foi a saúde mental dos estudantes Cerca de 20% dos estudantes adolescentes na PB sentiam que a vida não vale a pena ser vivida; Um dos temas pesquisados foi a saúde mental dos estudantes Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on setembro 13, 2021 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.