Gilmar Mendes determina devolução do passaporte do ex-prefeito do Rio, Marcelo Crivella que pode agora assumir a Embaixada do Brasil na África do Sul

O
ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou os efeitos da medida cautelar que havia proibido o ex-prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella de se ausentar do país e determinou a devolução de seu passaporte. A decisão foi tomada nos autos do Habeas Corpus (HC) 196934.

EMBAIXADA NA ÁFRICA DO SUL
Convidado pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir a embaixada do Brasil na África do Sul, o ex-prefeito do Rio Marcelo Crivella (Republicanos) esperava recuperar o passaporte apreendido em dezembro passado, quando foi preso. A defesa de Crivella aguardava uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para que o ex-prefeito pudesse rceber o documento que lhe permite sair do País. (em.com.br)

Crivella foi denunciado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro pelos supostos crimes de integrar organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e corrupção ativa. Os fatos investigados envolvem a existência do chamado "QG da Propina" na prefeitura.

Risco mínimo
Em fevereiro, o ministro havia revogado a prisão domiciliar de Crivella, mas impôs uma série de medidas cautelares, como o comparecimento periódico em juízo, a proibição de manter contato com outros investigados, a proibição de deixar o país e a entrega do passaporte. Mais de seis meses da decisão, Gilmar Mendes considerou possível verificar que, no momento atual, o risco do ex-prefeito se furtar à aplicação da lei penal é mínimo, considerando que, desde dezembro de 2020, ele vem respondendo devidamente aos atos do processo e cumprindo adequadamente todas as medidas cautelares impostas.

O relator também considerou a falta de contemporaneidade dos fatos narrados, que se concentram entre 2016 a 2019. “Considerando a natureza restritiva de liberdade da medida, entendo que esta deve buscar lastro, igualmente, em fatos contemporâneos que justifiquem a sua imposição, o que não é o caso dos autos, sobretudo por não haver nenhuma notícia recente da existência de qualquer fato que aponte para um possível risco de o paciente se esquivar da aplicação da lei penal”, concluiu.

oblogdepianco.com.br com STF
Gilmar Mendes determina devolução do passaporte do ex-prefeito do Rio, Marcelo Crivella que pode agora assumir a Embaixada do Brasil na África do Sul Gilmar Mendes determina devolução do passaporte do ex-prefeito do Rio, Marcelo Crivella que pode agora assumir a Embaixada do Brasil na África do Sul Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on agosto 14, 2021 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.