ALPB concede título de cidadão paraibano ao general de brigada Rogério Cetrim de Siqueira comandante do 1º Grupamento de Engenharia

O
general de brigada, Rogério Cetrim de Siqueira, comandante do 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E), em João Pessoa, recebeu, na tarde da segunda-feira (09/08), o título de “Cidadão Paraibano”. A homenagem foi proposta pelo deputado João Gonçalves (Podemos), representado na oportunidade pelo deputado Janduy Carneiro (Patriota), que presidiu a sessão solene no auditório daquela unidade militar.

Ao abrir os trabalhos, o deputado Janduy Carneiro explicou que João Gonçalves, autor da propositura, não pode comparecer ao evento em virtude de estar se recuperando de problemas de saúde. Em seguida, passou a ler o discurso do colega parlamentar, destacando que a homenagem a Rogerio Cetrim de Siqueira é um reconhecimento ao “imensurável valor dos militares”.

“Expresso meu sentimento de gratidão ao homenageá-lo. Em nome desta Casa e de toda a Paraíba, agradecemos ao comandante militar Nordeste, General de brigada Rogério Cetrim de Siqueira, por todo seu empenho, dedicação e disposição para trabalhar em prol do nosso estado e do nosso país. Sua trajetória é motivo de admiração e inspiração para todos nós. Por isso temos a honra de prestar esta homenagem e lhe conceder à cidadania paraibana”, diz trecho do discurso de João Gonçalves.

Ao agradecer a homenagem, o general Cetrim destacou a alteração do protocolo entendendo que a Assembleia não está em atividades presenciais e na intenção da Casa de dar um destaque maior ao evento foi realizado no próprio Grupamento de Engenharia.

“Entendemos isso comum um gesto de carinho. É uma alegria muito grande receber essa homenagem, em que pese eu acreditar totalmente que ela não é individual. É uma homenagem ao soldado que serve nesse grupamento e nas unidades da Paraíba. Entendo que ela é mais ampla. É uma representação do que é o Exército Brasileiro no seio da sociedade paraibana”, finalizou.

O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, entre elas, o coronel Francisco Alexandre do Couto da paixão, Chefe do Estado-Maior do 1º Grupamento de Engenharia; o Capitão de Fragata Erijansen de Souza Maciel; o empresário José Marconi Medeiros de Souza, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac; o executivo Walter Cavalcanti de Azevedo, coordenador do Serviço de Documentação e Arquivo do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT13); e o ex-prefeito e ex-vereador Jefferson Kita (PSB), representando a Câmara Municipal de Bayeux.

Currículo
Rogério Cetrim é natural do Rio de Janeiro (RJ) e já ocupou o cargo de subchefe do Centro de Operações do Comando Militar do Sul, localizado na cidade de Porto Alegre (RS). Ele possui diversos cursos militares em instituições de referência como a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), a Escola de Instrução Especializada (ESIE) do Exército Brasileiro e a Organização dos Estados Americanos (OEA), entre outras.

Siqueira também é um oficial de condecorações importantes, a exemplo da Medalha Militar de Ouro; Medalha do Pacificador; Medalha Marechal Hermes, Prata com uma coroa; e a Medalha do Mérito Militar, Grau Comendador.

O 1º Grupamento de Engenharia é a organização militar responsável pelas obras militares, obras de cooperação e trata de questões que envolvem o meio ambiente e patrimônio na Região Nordeste. A unidade foi criada em 1955, pelo decreto de número 37.221, de 27 de abril, e sua sede inicial foi instalada no município de Campina Grande, sendo transferida para João Pessoa em 1956.

oblogdepianco.com.br com Assessoria
ALPB concede título de cidadão paraibano ao general de brigada Rogério Cetrim de Siqueira comandante do 1º Grupamento de Engenharia ALPB concede título de cidadão paraibano ao general de brigada Rogério Cetrim de Siqueira comandante do 1º Grupamento de Engenharia Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on agosto 10, 2021 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.