terça-feira, 10 de agosto de 2021

ALPB concede título de cidadão paraibano ao general de brigada Rogério Cetrim de Siqueira comandante do 1º Grupamento de Engenharia

O
general de brigada, Rogério Cetrim de Siqueira, comandante do 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E), em João Pessoa, recebeu, na tarde da segunda-feira (09/08), o título de “Cidadão Paraibano”. A homenagem foi proposta pelo deputado João Gonçalves (Podemos), representado na oportunidade pelo deputado Janduy Carneiro (Patriota), que presidiu a sessão solene no auditório daquela unidade militar.

Ao abrir os trabalhos, o deputado Janduy Carneiro explicou que João Gonçalves, autor da propositura, não pode comparecer ao evento em virtude de estar se recuperando de problemas de saúde. Em seguida, passou a ler o discurso do colega parlamentar, destacando que a homenagem a Rogerio Cetrim de Siqueira é um reconhecimento ao “imensurável valor dos militares”.

“Expresso meu sentimento de gratidão ao homenageá-lo. Em nome desta Casa e de toda a Paraíba, agradecemos ao comandante militar Nordeste, General de brigada Rogério Cetrim de Siqueira, por todo seu empenho, dedicação e disposição para trabalhar em prol do nosso estado e do nosso país. Sua trajetória é motivo de admiração e inspiração para todos nós. Por isso temos a honra de prestar esta homenagem e lhe conceder à cidadania paraibana”, diz trecho do discurso de João Gonçalves.

Ao agradecer a homenagem, o general Cetrim destacou a alteração do protocolo entendendo que a Assembleia não está em atividades presenciais e na intenção da Casa de dar um destaque maior ao evento foi realizado no próprio Grupamento de Engenharia.

“Entendemos isso comum um gesto de carinho. É uma alegria muito grande receber essa homenagem, em que pese eu acreditar totalmente que ela não é individual. É uma homenagem ao soldado que serve nesse grupamento e nas unidades da Paraíba. Entendo que ela é mais ampla. É uma representação do que é o Exército Brasileiro no seio da sociedade paraibana”, finalizou.

O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, entre elas, o coronel Francisco Alexandre do Couto da paixão, Chefe do Estado-Maior do 1º Grupamento de Engenharia; o Capitão de Fragata Erijansen de Souza Maciel; o empresário José Marconi Medeiros de Souza, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac; o executivo Walter Cavalcanti de Azevedo, coordenador do Serviço de Documentação e Arquivo do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT13); e o ex-prefeito e ex-vereador Jefferson Kita (PSB), representando a Câmara Municipal de Bayeux.

Currículo
Rogério Cetrim é natural do Rio de Janeiro (RJ) e já ocupou o cargo de subchefe do Centro de Operações do Comando Militar do Sul, localizado na cidade de Porto Alegre (RS). Ele possui diversos cursos militares em instituições de referência como a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), a Escola de Instrução Especializada (ESIE) do Exército Brasileiro e a Organização dos Estados Americanos (OEA), entre outras.

Siqueira também é um oficial de condecorações importantes, a exemplo da Medalha Militar de Ouro; Medalha do Pacificador; Medalha Marechal Hermes, Prata com uma coroa; e a Medalha do Mérito Militar, Grau Comendador.

O 1º Grupamento de Engenharia é a organização militar responsável pelas obras militares, obras de cooperação e trata de questões que envolvem o meio ambiente e patrimônio na Região Nordeste. A unidade foi criada em 1955, pelo decreto de número 37.221, de 27 de abril, e sua sede inicial foi instalada no município de Campina Grande, sendo transferida para João Pessoa em 1956.

oblogdepianco.com.br com Assessoria