Paciente natural de Piancó é transferido de João Pessoa para o Wenceslau Lopes em helicóptero do Grupamento Aéreo

N
uma ação para salvar vidas, o helicóptero do Grupamento Aéreo da Paraíba, pousou na BR-361, próximo a sede do SAMU em Piancó, por volta das 14:00h deste sábado (12) com um paciente vindo do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em João Pessoa, para ser transferido até o Hospital Regional Wenceslau Lopes, que é referência para Covid no Vale do Piancó. O paciente, que não teve seu nome divulgado, é natural de Piancó e se encontrava internado no Metropolitano na Capital. A aeronave vai reforçar o trabalho de combate a Covid-19 na Paraíba, conforme informações do governo do estado, através do "Resgate Aeromédico" (Leia abaixo). Uma viatura do SAMU com toda equipe, já aguardava a aeronave com o paciente e fez seu translado até a unidade hospitalar.

O Hospital Regional Wenceslau Lopes, localizado no Município de Piancó, é referência no combate à Covid-19 para toda a região do Vale do Piancó, localizado na 7ª Gerência Regional de Saúde do Estado da Paraíba. Abrange um total de 18 municípios e aproximadamente 150 mil usuários dependentes desse serviço, oferecendo atendimento de Urgência e Emergência e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Samu na luta contra Covid-19
Para atender à demanda das ligações, o Samu Regional de Piancó precisou reorganizar as equipes, que ganharam reforço. Antes da pandemia, o serviço tinha  profissionais suficientes a realidade local. Hoje as equipes se multiplicaram entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas e funcionários do setor administrativo. O Samu tem sido um parceiro do Hospital Wenceslau Lopes, do Hospital Covid Antonio Hilário de Sousa e da UPA-24h (que está totalmente equipada para atender pacientes com Covid-19), com trabalhos extraordinários do serviço e implantação de novas atividades no Combate a Covid-19.

Resgate aeromédico - O Resgate Aeromédico é o  resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, por meio do Corpo de Bombeiros, e a Secretaria de Estado da Saúde, cria o serviço aeromédico em todas as regiões do Estado. Além do serviço de UTI aérea para o transporte de pacientes de maneira programada, regulados por meio da Secretaria de Saúde, a aeronave será utilizada também na captação de órgãos e tecidos, transporte inter-hospitalar, repatriação de cidadãos paraibanos e no apoio às operações institucionais do Governo, da Secretaria da Segurança e do CBMPB. Segundo o governador João Azevedo, esta ação será colocada em prática nos próximos dias.


oblogdepianco.com.br
Paciente natural de Piancó é transferido de João Pessoa para o Wenceslau Lopes em helicóptero do Grupamento Aéreo Paciente natural de Piancó é transferido de João Pessoa para o Wenceslau Lopes em helicóptero do Grupamento Aéreo Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on junho 12, 2021 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.