Hoje é dia do Padroeiro de Piancó, Santo Antonio

(Imagem de Santo Antonio/Pascom-Piancó)
O
Dia de Santo Antônio é comemorado anualmente em 13 de junho, data da sua morte. No Brasil, a devoção a Santo Antônio foi consagrada na história pelo padre Antonio Vieira, também português nascido em Lisboa, que, na defesa dos índios brasileiros, proferiu o famoso Sermão de Santo Antônio aos Peixes.

Considerado um dos santos mais populares entre os brasileiros, Santo Antônio é conhecido por ser o "Santo Casamenteiro", sendo que o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho por ser a véspera da sua festa.

De acordo com a crendice popular brasileira, neste dia as pessoas que desejam casar ou conseguir um namorado preparam simpatias para Santo Antônio, acompanhadas de orações.

O Dia de Santo Antônio faz parte das celebrações da Festa Junina, assim como o Dia de São João e Dia de São Pedro.

A festa de Santo Antônio em Piancó, virou alvo de peregrinação dos políticos na década de 1970 do século 20 por meio do ex-senador Rui Carneiro, que era devoto e morreu em 1977. Desde a morte do senador, a família Carneiro se faz representar, anualmente, nas homenagens ao padroeiro de Piancó, por meio do ex-deputado federal, ex-prefeito de João Pessoa e sobrinho do ex-senador, Antônio Carneiro Arnaud. Aliás, a imagem de Santo Antônio que hoje é venerada na Igreja Matriz de Piancó foi doada pela família Carneiro. Em 1977, o ex-senador foi a Piancó pela última vez.

Patrimônio Cultural ImaterialA Festa de Santo Antonio, que acontece de 01 a 13 de junho em Piancó, foi reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Paraíba.  São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.

Neste ano de pandemia a Igreja Católica optou por várias modificações na realização do trezenário e das festividades, em respeito as recomendações sanitárias. Com várias restrições, a festa foi realizada.


oblogdepianco.com.br
Hoje é dia do Padroeiro de Piancó, Santo Antonio Hoje é dia do Padroeiro de Piancó, Santo Antonio Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on junho 13, 2021 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.