Na Paraíba, Ministro da Saúde Marcelo Queiroga se encontra com governador João Azevedo no Palacio da Redenção

N
o segundo dia de agenda pública no estado, no sábado (26), em conversa com o governador João Azevêdo (Cidadania), o Ministro Marcelo Queiroga, paraibano que 
 assumiu formalmente o comando da pasta no dia 23 de março, após  uma coletiva com a imprensa, teve um encontro  com o governador João Azevêdo e seus auxiliares, no Palácio da Redenção. Na pauta oficial, estavam o pleito da Paraíba em se oferecer para dois projetos-pilotos em parceria com o governo federal e outras entidades.

Projeto Trauma Brasil 2021 a 2030
O mais concreto deles é o projeto de restruturação da rede de traumatologia da Paraíba. O objetivo é atingiu uma meta estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para que, de 2021 a 2030, haja diminuição de 50% do número de mortes em decorrência da doença Trauma, como acidentes no trânsito e ocorrências interpessoais.  Idealizado a partir de experiências já implementadas em outros países, a exemplo de Israel, Austrália, Estados Unidos e Canadá, onde foi constatada a redução de cerca de 80% das mortes evitáveis por traumas. A proposta é de que a Paraíba seja protagonista na implantação do novo modelo, com o desenvolvimento de um sistema organizado de atendimento ao trauma a partir de um esforço coordenado e integrado com o sistema de saúde público local para prover todos os cuidados necessários voltados para os pacientes traumatizados.

Vacinação em massa
O chefe do Executivo estadual ressaltou a importância da união de esforços para viabilizar o desenvolvimento dos projetos na área da saúde no estado. “Nós queremos fazer uma pesquisa para que esse resultado seja utilizado pela comunidade científica em relação à vacinação no município de Sousa, que apresentou uma alta taxa de transmissibilidade, bem como prestar a assistência ao trauma de maneira eficiente, fazendo com que esse estudo seja adequado para cada estado de acordo com a realidade de cada um”, frisou.

O ministro Marcelo Queiroga disse que a decisão não depende de sua vontade, mas passa por análise técnicas de instâncias regulatórias de pesquisas e também que haja interesse da farmacêutica em alocar doses, porque elas não são retiradas do Plano Nacional de Imunização. “Desde que essas condições sejam atendidas, que tenha doses disponíveis e o interesse de alguma farmacêutica o ministério apoiará”, enfatizou o ministro.

oblogdepianco.com.br
 
Na Paraíba, Ministro da Saúde Marcelo Queiroga se encontra com governador João Azevedo no Palacio da Redenção Na Paraíba, Ministro da Saúde Marcelo Queiroga se encontra com governador João Azevedo no Palacio da Redenção Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on junho 27, 2021 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.