MDR debate Plano Nacional de Recursos Hídricos com gestores da Região Nordeste

(Reprodução)
O
Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) realizou, na última segunda (19) e terça-feira (20), oficina on-line com gestores públicos, representantes da sociedade civil e integrantes dos Sistemas Estaduais de Gerenciamento de Recursos Hídricos dos nove estados da Região Nordeste. O objetivo do evento foi reunir informações e debater pontos importantes para a elaboração das ações, metas e estratégias do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), que terá vigência entre 2022 e 2040. A iniciativa conta com o apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), instituição vinculada ao MDR.

O PNRH é o documento que orienta a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e a atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), formado por instituições nos âmbitos federal e estadual, além do Distrito Federal, e pelos comitês das bacias hidrográficas.

O secretário nacional de Segurança Hídrica, Sergio Costa, destacou a importância da participação dos gestores estaduais e representantes da sociedade civil que moram na região Nordeste, que historicamente sofre com a escassez de água e vem recebendo investimentos em obras hídricas, como o Projeto de Integração do Rio São Francisco, o Canal do Sertão Alagoano, as Vertentes Litorâneas da Paraíba, o Cinturão das Águas do Ceará e o ramal e a adutora do Agreste, em Pernambuco, entre outras.

"É muito importante a construção do Plano junto com os estados. Precisamos focar neste horizonte até 2040, em melhoria da gestão e sustentabilidade. É uma missão dada pelo ministro Rogério Marinho: cuidar dos nossos recursos hídricos. A água precisa ser mais bem valorizada para garantir seu uso eficiente como indutor do desenvolvimento regional. O Plano Nacional é uma plataforma adequada para essas discussões", afirmou.

Na segunda-feira (19), os secretários estaduais e gestores dos recursos hídricos tiveram oportunidade de expressar os avanços na gestão de recursos hídricos e de contribuir em temáticas importantes, como a implementação da cobrança pelo uso de recursos hídricos, outorga, sustentabilidade e gestão de açudes estaduais e federais; gestão do Projeto de Integração do Rio São Francisco; revitalização de bacias; e implementação de alternativas para abastecimento, como dessalinização e reuso, entre outros.

Divididos em grupos, nesta terça-feira (20), os participantes debateram temas como a outorga de direito de uso de recursos hídricos, a cobrança pela utilização, o Plano e o enquadramento em classes segundo o seu uso e a elaboração de sistemas de informações sobre recursos hídricos.

As regiões Sul e Sudeste já participaram das oficinas. As próximas previstas são para a Região Centro-Oeste (27 de abril) e Norte (4 de maio). Para se inscrever, clique neste link.

Saiba mais
Desde 2019, MDR e ANA trabalham na construção do novo Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH). Naquele ano, foram propostas as bases conceituais para o processo participativo de elaboração do documento. Em 2020, devido à pandemia de covid-19, o calendário previsto de elaboração do novo PNRH sofreu adiamento e vem sendo retomado neste momento.

Para mais informações sobre o Plano Nacional de Recursos Hídricos, clique neste link.


oblogdepianco.com.br com Assessoria de Comunicação Social
MDR debate Plano Nacional de Recursos Hídricos com gestores da Região Nordeste MDR debate Plano Nacional de Recursos Hídricos com gestores da Região Nordeste Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on abril 21, 2021 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.