domingo, 4 de abril de 2021

Dia de Martin Luther King

(Imagem/reprodução)
A data é uma homenagem ao líder que lutou pela igualdade de direitos dos negros no país. “Eu tenho um sonho de que um dia, nas colinas vermelhas da Geórgia, os filhos de ex-escravos e os filhos de ex-donos de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da irmandade.

“Eu tenho um sonho, só um sonho: continuar sonhando”, gritou o reverendo Martin Luther King (1929-1968) das escadas do Monumento a Lincoln em Washington em 1963. Seu discurso dava voz a milhares de pessoas que pediam mais igualdade de direitos civis aos afro-americanos, ativistas que, além disso, lutaram contra a Guerra do Vietnã e a pobreza. Neste domingo, 04 de abril, King faria 93 anos.

Após uma campanha para reconhecer sua figura, o à época presidente Ronald Reagan assinou, 35 anos após seu assassinato, uma lei que estabelecia esse dia como feriado nacional. Alguns Estados norte-americanos começaram a chamar a data com nomes alternativos e combiná-la com outras festividades como sinal de protesto pela iniciativa. No ano 2000, o Martin Luther King Day foi comemorado oficialmente pelos 50 Estados da União dos EUA.

oblogdepianco.com.br com Google