4 de abril de 1954: 67 anos de história da cidade de Coremas; hoje a cidade comemora sua Emancipação Política

Coremas-PB/Crédito: Antonio Cabral
N
ão existe uma data correta no limbo da história para afirmar quando ocorreu a fundação da cidade de Coremas. A data hoje conhecida como "Dia da Cidade" é o 4 de abril, uma alusão à data histórica da emancipação política da cidade, ocorrida em data de 4 de abril de 1954.

A região ocupada hoje pela cidade de Coremas foi habitada em seus primórdios por uma numerosa tribo indígena pertencente a nação Cariri. Eram guerreiros valentes e destemidos e por muito tempo resistiram bravamente à entrada de brancos em seus domínios. O grupo de Oliveira Lêdo muitas vezes foi rechaçado pelos índios.

O Coronel Manuel de Araújo Carvalho, sentindo a impossibilidade de dominá-los, resolveu mudar de tática. Recebera ordens de Dom João de Alencastro, governador-geral, para pacificá-los e queria a todo custo cumpri-las. Servindo-se de três índios que foram capturados e dos quais se tornou amigo conseguiu avistar-se com o cacique da tribo e negociou uma paz honrosa para ambas as partes. O fato registrou-se em fins do século XVII. Daí em diante a região começou a ser habitada pelos fazendeiros colonizadores.

O Açude Coremas–Mãe d'Água, oficialmente denominado Açude Estevam Marinho, é uma barragem localizada na microrregião de Piancó, Na cidade de Coremas no estado brasileiro da Paraíba. Esse açude beneficia 112 municípios espalhados pela Mesorregião do Sertão Paraibano.

A construção foi executada pelo DNOCS, que no dia 8 de abril de 1937 iniciou a maior obra de engenharia brasileira da época, a qual foi concluída no dia 8 de maio de 1942, tendo como responsável o engenheiro potiguar Estevam Marinho (1896–1953). Na época, Coremas–Mãe d'Água foi considerada a maior barragem do Brasil, assim permanecendo até 1960, quando foi inaugurada a Barragem de Orós.

Essa barragem teve grande importância na vida das pessoas naquela região e no aproveitamento do potencial hídrico da Paraíba, a ponto de receber três visitas presidenciais: Getúlio Dornelles Vargas em 16 de outubro de 1940, Eurico Gaspar Dutra em 1º de outubro de 1949 e Juscelino Kubitschek em 15 de janeiro de 1957.

Presidente Jair Bolsonaro visita a cidade de Coremas
Em 17 de setembro de 2020, o presidente Jair Messias Bolsonaro visitou a cidade de Coremas, para a inauguração do Complexo Solar de Coremas, de produção de energia solar. O complexo de usinas é o maior de energia solar do país e pertence ao grupo privado Rio Alto Energias Renováveis, que iniciou seus projetos em 2011, a partir dos primeiros leilões públicos em que a energia solar foi inserida.

oblogdepianco.com.br
4 de abril de 1954: 67 anos de história da cidade de Coremas; hoje a cidade comemora sua Emancipação Política  4 de abril de 1954: 67 anos de história da cidade de Coremas; hoje a cidade comemora sua Emancipação Política Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on abril 04, 2021 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.