MP requer na Justiça aplicação do Piso Salarial Nacional do magistério em cidade da Paraíba

(Imagem ilustrativa/reprodução)
O
Ministério Público da Paraíba ajuizou ação civil pública com pedido de tutela antecipada para que seja aplicado o Piso Salarial Nacional previsto na Lei nº 11.738/08 para todos os profissionais do quadro permanente do Magistério Público Municipal da Educação Básica desde o mês de janeiro do ano de 2020. A ação foi ajuizada pelo promotor de Justiça de Alagoa Grande, João Benjamim Delgado Neto e tramita com o número 0801206-94.2021.8.15.0031.

De acordo com o promotor de Justiça, o município de Alagoa Grande recusa-se a aplicar o reajuste da porcentagem do piso nacional do magistério a partir do mês de janeiro, sempre fazendo com uma considerável defasagem.

O promotor explica que a Lei no 11.738/08 instituiu o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica como pressuposto da qualidade da educação. “Entretanto, o piso do magistério devidamente aplicado ainda não é realidade concretizada no município de Alagoa Grande”, complementa.

Segundo João Benjamim, foi constatado, na apuração realizada pelo MPPB, que o piso salarial de 2017 só ocorreu em abril daquele ano; o de 2018 apenas em janeiro de 2019; e o de 2019 em maio de 2020. Já o de 2020, até a presente data, não foi atualizado.

A Promotoria de Justiça de Alagoa Grande chegou a expedir recomendação, em dezembro do ano passado, objetivando que o prefeito municipal procedesse à implementação imediata do piso salarial referente ao ano de 2020, em consonância com o valor determinado pelo MEC, bem como o atualizasse conforme previsto na Lei. Entretanto, a recomendação não foi acatada.

Pedidos
A ação requer a condenação do Município de Alagoa Grande a aplicar irrestrita e isonômica a atualização do piso salarial nacional com pagamento do retroativo, desde o mês de janeiro de 2020, a todos os profissionais do quadro permanente do Magistério Público Municipal da Educação Básica.

Também requer a condenação do município a garantir a atualização, nos anos seguintes e em caráter permanente, de maneira irrestrita e isonômica a atualização do piso salarial nacional prevista no artigo 5º da Lei nº 11.738/08, a partir do mês de janeiro de cada ano, a todos os profissionais do quadro permanente do Magistério Público Municipal da Educação Básica.

oblogdeianco.com.br com MPPB
MP requer na Justiça aplicação do Piso Salarial Nacional do magistério em cidade da Paraíba MP requer na Justiça aplicação do Piso Salarial Nacional do magistério em cidade da Paraíba Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on março 24, 2021 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.