Na PB, PF faz operação contra fraudes no pagamento do auxílio emergencial

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (18), a Operação Terceira Parcela para combater fraudes no pagamento do auxílio emergencial na Paraíba. Estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal nas cidades de Campina Grande e João Pessoa.

Cerca de 10 policiais estão cumprindo mandados em pontos específicos. Ações semelhantes também acontecem em outros estados como Minas Gerais e Tocantins.

A Operação Terceira Parcela é a maior investida até o momento contra organizações criminosas e fraudes estruturadas praticadas em virtude dos benefícios emergenciais, que auxiliam financeiramente a população mais carente durante a atual crise de saúde pública do coronavírus.

As medidas fazem parte da Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE), da qual participam a Polícia Federal, o Ministério Público Federal (MPF) o Ministério da Cidadania (MCid), a CAIXA, a Receita Federal (RF), a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

A linha de trabalho adotada buscou identificar os pagamentos indevidos e as tentativas de cadastramento irregulares, os quais foram processados dentro de ferramentas de inteligência estabelecidas pela Polícia Federal, buscando identificar a atuação de organizações criminosas e conjuntos de fraudes com denominadores comuns (fraudes estruturadas). A cada fase são neutralizadas ações que causam graves malefícios aos programas assistenciais e, por consequência, atingem a população que necessita dos valores.

As informações iniciais são oriundas da Base Nacional de Fraudes ao Auxílio Emergencial (BNFAE), a qual após análise obtidas por meio de cruzamento dos dados fornecidos pelas instituições integrantes da EIAFAE, tornam possível a identificação de usuários que foram beneficiados com valores oriundos de contas contestadas por fraude junto à CAIXA. Os valores são usualmente utilizados para efetuar pagamentos de contas de água, luz, telefonia, pagamento de boletos, transferências, saques e compras por meio eletrônico.

Na PB, PF faz operação contra fraudes no pagamento do auxílio emergencial Na PB, PF faz operação contra fraudes no pagamento do auxílio emergencial Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on fevereiro 18, 2021 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.