quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

COVID-19: Rede Hospitalar Estadual amplia leitos para atendimento; serão abertos 109 leitos, sendo 58 de UTI e 51 de enfermaria. Hospitais de João Pessoa, Santa Rita e Piancó serão beneficiados

(UTI no Hospital Wenceslau Lopes em Piancó)
O
Governo da Paraíba, no intuito de evitar o colapso na saúde pública, irá ampliar a capacidade de resposta da Rede Hospitalar estadual para atendimento Covid-19. Até o dia 8 de março, serão abertos 109 leitos, sendo 58 de UTI e 51 de enfermaria. Com esta ampliação, a Paraíba passará de 821 para 930 leitos exclusivos para o atendimento ao paciente com coronavírus.

ABERTURA DE NOVOS LEITOS
De acordo com o secretário executivo da Saúde, Daniel Beltrammi, a abertura de leitos será realizada de forma escalonada. Nesta terça-feira (23), já entraram em funcionamento 14 leitos de UTI, sendo 10 no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa; dois no Hospital Metropolitano, em Santa Rita; e dois no Hospital Regional de Piancó. Outras unidades hospitalares também ampliarão as ofertas de leitos, contemplando as três Macrorregiões de Saúde da Paraíba.

“Teremos mais dez leitos ativados em Cajazeiras. Junto com os que foram ativados hoje em Piancó, completa um conjunto de leitos do sertão. O plano de contingência está preparado para eventualmente buscar o número de leitos que a Paraíba tinha em maio e junho de 2020, se for necessário”, pontua.

O secretário reforça que o ideal é prevenir a doença para que a população não precise de hospital e de leitos. Ele pede que a população não esqueça as medidas de segurança, que continuam sendo a maneira mais eficaz de conter a doença: o uso de máscara, a higienização das mãos e, principalmente, o distanciamento, evitando a aglomeração.

Decreto estabelece toque de recolher e disciplina funcionamento de bares, restaurantes e escolas para conter disseminação da Covid-19

O Diário Oficial do Estado (DOE) publica, em edição complementar, nesta terça-feira (23), o decreto de número 41.053, que estabelece medidas para conter a disseminação do coronavírus e evitar aglomerações no território paraibano. Dentre as ações que devem vigorar entre os dias 24 de fevereiro e 10 de março está o toque de recolher das 22h às 5h nos municípios com bandeiras vermelha e laranja. Já os bares, restaurantes e lanchonetes poderão ficar abertos entre as 6h e 16h e funcionar, após esse horário, apenas com delivery e takeaway até às 22h.

O Plano Novo Normal, divulgado nesse fim de semana, que analisa a situação da pandemia no estado, apontou 138 municípios em bandeira laranja e seis em bandeira vermelha. Apenas um município paraibano apresenta bandeira verde. A avaliação leva em conta indicadores como: percentual de novos casos, letalidade (óbitos), ocupação da rede hospitalar da região e percentual de isolamento social.

Confira aqui o Diário Oficial

oblogdepianco.com.br