ALPB aprecia projeto que obriga uso de tornozeleira eletrônica para acusados de violência doméstica

A
Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) está apreciando o projeto de lei 687/2019, de autoria da deputada Camila Toscano,  que dispõe sobre o monitoramento eletrônico de agressores acusados de violência doméstica contra a mulher, seus familiares ou testemunhas. A matéria foi aprovada pela Comissão de Direitos da Mulher da ALPB durante reunião remota na tarde da última quinta-feira (25) e agora segue para apreciação pelas demais comissões temáticas da Casa e pelo plenário.

O uso da tornozeleira eletrônica é para fins de fiscalização imediata e efetiva das Medidas Protetivas de Urgência, constantes na Lei Federal nº 11.340, de 07 de agosto de 2006. Segundo Camila Toscano, por se tratar de uma medida de urgência, a vítima pode solicitar através de autoridade policial ou do Ministério Público, que encaminhará o pedido ao juiz. “É uma alternativa auxiliar para ações estabelecidas pela Lei Maria da Penha”, disse Camila.

A reunião foi comandada pela deputada Estela Bezerra, presidente da comissão, e contou com a participação dos seguintes parlamentares: Edmilson Soares, Cida Ramos, Pollyanna Dutra e Camila Toscano. A comissão aprovou ainda o projeto de lei 610/2019, de autoria de Wallber Virgolino, que institui a reserva de vagas, em percentual de no mínimo 5%, nas empresas da área de segurança, vigilância e transportes de valores, para vigilantes do sexo feminino.

Essa exigência, de acordo com o parlamentar, incidirá sobre as novas contratações, bem como nas renovações de contratos, devendo constar expressamente nos editais de licitação qualquer que seja a modalidade adotada. “Queremos otimizar a luta das mulheres na busca de uma melhoria da inserção delas no mercado de trabalho. Enquanto movimento social, de interesse e necessidade de todos, tanto para o lado do empregador, quanto para o das trabalhadoras, sendo que o resultado é o benefício direto para toda a sociedade”, justificou o deputado.

Também foi aprovado o projeto 671/2019, de Cida Ramos, que cria a campanha educativa e combate ao crime de importunação sexual nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino. A campanha tem como objetivo esclarecer o crime e a penalidade para quem a pratica, que é de um a cinco anos de reclusão.

O projeto de lei 1.859/2020, de autoria do deputado Ricardo Barbosa, também foi aprovado durante a reunião. A matéria dispõe sobre a informação, o apoio e o acolhimento, de forma virtual, de gestantes e parturientes durante endemias, epidemias e pandemias na Paraíba. “Esse serviço é uma alternativa para as gestantes e uma forma de amenizar a sobrecarga das unidades e dos profissionais de saúde nesse tempo de pandemia”, diz o texto do projeto.

Outro projeto aprovado foi 1.247/2019,também de Camila Toscano, que cria o Estatuto da Mulher Parlamentar e Ocupante de cargo ou Emprego Público no Estado. A finalidade é dispor sobre os mecanismos de prevenção, cuidados e responsabilização contra atos individuais ou coletivos de assédio e qualquer outra forma de violência política contra mulheres.

“A propositura também busca implementar ações que desconstruam os mitos e estereótipos de gênero e modifiquem os padrões sexistas, perpetuadores das desigualdades de poder entre homens e mulheres e da violência contra as mulheres. É contra as relações desiguais que se impõem os direitos humanos das mulheres”, disse.

oblogdepianco.com.br com Assessoria
ALPB aprecia projeto que obriga uso de tornozeleira eletrônica para acusados de violência doméstica ALPB aprecia projeto que obriga uso de tornozeleira eletrônica para acusados de violência doméstica Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on fevereiro 27, 2021 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.