Conta de luz terá sobretaxa em janeiro, decide ANEEL

(Reprodução)
A
diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica decidiu, na quarta-feira (23), aplicar a bandeira amarela nas contas de luz no mês de janeiro de 2021. Com isso, os consumidores vão pagar, além do que gastarem, um adicional de R$ 1,343 a cada 100 quilowatts-hora usados.

É o segundo mês consecutivo que a agência impõe a sobretaxa sobre as contas de luz. Agora em dezembro, está em vigor a bandeira vermelha patamar 2, a mais alta do sistema de bandeiras tarifárias.

A Aneel justificou a decisão em nota afirmando que “a previsão hidrológica para janeiro do ano que vem sinaliza elevação das vazões afluentes aos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN), cenário que levou ao incremento no patamar da produção hidrelétrica, com a consequente redução nos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF), e no preço da energia (PLD) em relação ao mês passado”.

Essas duas variáveis, PLD e GSF, são as que determinam a cor da bandeira a ser acionada, de acordo com a agência.​
O sistema de bandeiras tarifárias foi adotado para poder repassar aos consumidores os custos extras com geração de energia quando eles subirem.

Quando a produção nas usinas hidrelétricas – cuja energia é mais barata – está favorável, é acionada a bandeira verde, sem acréscimos na tarifa. Quando há fatores que obrigam a usar energia de outras fontes, a Aneel aplica uma metodologia para determinar qual faixa será adotada. As gradações são as bandeiras amarela, vermelha 1 ou vermelha 2.

Fórum
Conta de luz terá sobretaxa em janeiro, decide ANEEL Conta de luz terá sobretaxa em janeiro, decide ANEEL Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on dezembro 24, 2020 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.