Campanha de vacinação contra raiva animal na Paraíba vai até 23 de outubro


A cobertura vacinal do Estado para raiva animal está em 46,68%, na terça-feira (6), com 342.235 doses aplicadas em cães e gatos na Paraíba. A Campanha vai até o dia 23 de outubro e a meta atual é vacinar 657.141 animais, sendo 492.856 cães e 164.285 gatos. A raiva é uma doença que pode ser transmitida para o homem, através da mordida, saliva ou secreções. O agravo possui um índice elevado de mortalidade em mamíferos, mas pode ser prevenido por meio da vacina, que não possui contraindicações.

Devido à pandemia da Covid-19, não haverá um “Dia D” para a vacinação destes animais domésticos, que, de acordo com o chefe do Núcleo de Zoonoses do Estado, Francisco de Assis Azevedo, é importante para estimular a população. “Nestes dias de mobilização, boa parte da meta de vacinação é alcançada, ou mesmo excedida, porém este ano a campanha é atípica, devido às recomendações sobre aglomerações, mas ainda assim estamos com os números dentro do esperado, com os postos volantes e a vacinação casa a casa”, comentou.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) fez uma série de recomendações para a segurança dos profissionais e tutores de animais, para que sejam respeitadas as medidas de proteção contra a Covid-19. Ainda de acordo com Assis, alguns municípios já atingiram a meta de vacinação e outros precisam intensificar as ações de busca ativa destes animais. Até esta segunda semana de campanha, foram vacinados 247.041 cães e 95.194 gatos, o que corresponde a 46,68% e 47,91% do previsto na cobertura vacinal, respectivamente.

“Alguns municípios já atingiram a meta de vacinação e outros ainda precisam intensificar as atividades. Também é preciso que as localidades reportem no sistema o que já foi realizado para que possamos montar um panorama ainda mais fiel sobre a campanha na Paraíba”, avisou o chefe do Núcleo de Zoonozes da SES.

Para vacinar os cães e gatos, os tutores devem procurar um local de vacinação volante, ou o centro de zoonozes no município em que residem (caso tenha), ou a Gerência Regional de Saúde para se informar das ações adotadas na localidade. Durante a vacinação, o animal deve estar sempre acompanhado de pessoa maior de idade e devidamente contido (com coleira e guia).

oblogdepianco
Campanha de vacinação contra raiva animal na Paraíba vai até 23 de outubro Campanha de vacinação contra raiva animal na Paraíba vai até 23 de outubro Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on outubro 07, 2020 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.