A Vara Única da Comarca de Coremas promoveu, na quarta-feira (26), a primeira sessão de Tribunal do Júri no formato presencial desde o início das medidas de distanciamento social, adotadas como forma de prevenção contra o coronavírus (Covid-19). Com bastante precaução e segurança, magistrado, servidores, réu, advogado, assistente de acusação, promotor, policiais e jurados participaram da sessão.
Conforme relatou a gerente do Fórum Advogado Nobel Vita, Elizângela Rodrigues de Andrade, antes do início do Júri, todos foram testados para o diagnóstico da doença. Os testes foram realizados pela equipe da Secretaria de Saúde do município, por meio de parceria firmada entre a unidade judiciária e o secretário Edilson Pereira de Oliveira.

O titular da unidade judiciária, juiz Odilson de Moraes, explicou que o desafio do Júri no formato presencial em plena pandemia se deu, também, porque, enquanto de um lado está o direito a um julgamento célere de réu preso, que só pode ser realizado presencialmente, por outro existe o direito à saúde individual e da coletividade.
“O Tribunal de Justiça já havia autorizado a realização do plenário do Júri, no ato da Presidência nº 33/2020. A nossa preocupação era dar segurança e confiança aos jurados, para que pudessem julgar com paz e tranquilidade e que, nos pensamentos deles, estivesse apenas o caso concreto, e não o perigo de contágio por SARS-CoV-2”, destacou o magistrado.
Segundo explicou, além do cumprimento dos protocolos determinados pelo TJPB, todos receberam EPIs, a exemplo de máscara, face shield e álcool em gel individual. “Isso transmitiu muita segurança aos presentes. Uma oficiala de justiça, um policial e uma parente do réu testaram positivo e não entraram no Fórum. Foi um desafio, agora superado”, frisou o juiz Odilson de Moraes.
Por Celina Modesto/Gecom-TJPB
Com segurança, Comarca de Coremas realiza Júri presencial de réu preso
Reviewed by www.oblogdepianco.com.br
on
agosto 28, 2020
Rating: