Coordenadoria da Mulher do TJPB reforça canais para denunciar casos de violência doméstica

Mesmo em tempos de isolamento social, necessário para conter a disseminação do contágio do coronavírus (Covid-19), a Justiça não para. Prova disso é o reforço na divulgação da Campanha ‘Nao se Cale’, pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica do TJPB, que enfatiza a importância das denúncias por meio dos telefones 180, 190 e 197. Além disso, a rede de proteção às vítimas continua auxiliando as mulheres que precisam de serviços, a exemplo de abrigo.

Para a coordenadora da mulher em situação de violência doméstica do TJPB, juíza Graziela Queiroga, é essencial a divulgação dos contatos para as mulheres efetuarem denúncias de agressões ou outros tipos de violência. “Além disso, as unidades judiciárias estão atendendo através de e-mails e telefones funcionais, por meio dos seus chefes de cartório. Tudo tem sido feito para que a Justiça não pare e continue com seu trabalho célere, dando a devida importância de casos desta natureza”, destacou a magistrada. Os contatos das unidades judiciárias podem ser acessados por meio do link https://www.tjpb.jus.br/aviso/contatos-dos-chefes-dos-cartorios-judiciais-dos-gerentes-dos-foruns-das-comarcas-e-dos-chefes.

Juíza Graziela Queiroga
A magistrada explicou, ainda, que as vítimas de violência doméstica e familiar estão sendo atendidas presencialmente nas Delegacias da Mulher nos casos que envolvem lesão corporal ou violência sexual. “As medidas já chegam virtualizadas e todos da rede de proteção têm acesso ao processo online, o que facilita o cumprimento das medidas protetivas”, afirmou.

Pelo menos 143 medidas protetivas para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar foram solicitadas no âmbito do Judiciário estadual desde o início da sistemática de trabalho remoto decretada pelo TJPB para contenção do contágio por Coronavírus/Covid-19 (Ato Conjunto nº 03/2020/TJPB/MPPB/DPE-PB/OAB-PB).

De acordo com levantamento da Gerência de Pesquisas Estatísticas do TJPB, considerando o período de 18 de março a 02 de abril, do total de medidas solicitadas, 48 foram as varas especializadas da Capital e de Campina Grande e 95 as demais unidades que têm competência para essas ações.

Programa Integrado Patrulha Maria da Penha – Desde o dia 20 de março, a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana anunciou que, por causa da pandemia do Coronavírus/Covid-19, permanecem funcionando apenas a Casa Abrigo Aryane Thais para mulheres e suas crianças com risco de vida e o atendimento na sede do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha.

O horário de funcionamento do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha é das 8h às 17h, com equipe de profissionais reduzida. As rotas de monitoramento da equipe da Polícia Militar continuam funcionando normalmente. O programa atende mulheres com medidas protetivas ou que ainda estão solicitando à Justiça. A sede fica localizada na Rua Rodrigues de Aquino, nº 378, Centro de João Pessoa. O telefone para contato é 3221-1673. Por sua vez, a Casa Abrigo Aryane Thais, cujo serviço é sigiloso, também continua recebendo as vítimas e seus filhos em risco.

Por Celina Modesto / Gecom-TJPB
DICOM-Diretoria de Comunicação Institucional
Coordenadoria da Mulher do TJPB reforça canais para denunciar casos de violência doméstica  Coordenadoria da Mulher do TJPB reforça canais para denunciar casos de violência doméstica Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on abril 06, 2020 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.