Confira algumas ações do Governo Federal para diminuir os impactos do coronavírus

Entrevista coletiva com ministros - Foto: Anderson Riedel
Em coletiva à imprensa, realizada nesta quarta-feira (1), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF) os ministros da Saúde, Agricultura, Relações Exteriores, Ciência e Defesa informaram as ações que cada ministério está tomando para atenuar os efeitos do coronavírus no País.

Confira abaixo algumas ações do Governo Federal 

Saúde
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, informou que o Governo Federal vai financiar pesquisas sobre novos métodos de diagnóstico, tratamento e interrupção da transmissão do coronavírus no País. Serão destinados R$ 50 milhões pelos ministérios da Saúde e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições científicas através de Chamada Pública Nacional, que será publicada ainda nesta semana na plataforma do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

O ministro ainda informou que já está acontecendo a distribuição dos 500 mil testes rápidos para diagnóstico de coronavírus em todo o País. Os testes irão atender os profissionais que atuam nos serviços de saúde e agentes de segurança, como policiais, bombeiros e guardas civis com sintomas de síndrome gripal. Este é o primeiro lote de um total de 5 milhões de testes rápidos adquiridos pela Vale e doados ao Ministério da Saúde. 

Além disso, o Ministério da Saúde fará o monitoramento à distância da saúde da população através do Telesus 136. A ação permitirá a busca ativa para identificar antecipadamente pessoas vulneráveis, com sinais e sintomas de infecção por coronavírus, através do disparo de ligações para cerca de 125 milhões de brasileiros.

Agricultura
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, informou que o ministério está trabalhando para garantir o abastecimento, a produção e distribuição de alimentos no País. Segundo a ministra, não há falta de alimentos em nenhuma cidade. “Hoje nós temos no Brasil o abastecimento em todas as capitais e todas as cidades, não temos nenhuma notícia de que esteja faltando qualquer tipo de alimento nas prateleiras dos supermercados, das vendas. Essa é a missão hoje do Ministério”, informou.

O Ministério também está preocupado com a situação dos pequenos produtores e orientando associações e empresas para tirar dúvidas e garantir segurança para os trabalhadores do setor. Ademais, a ministra informou que tem trabalhando em parceria com ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para garantir o transporte dos produtos do setor agropecuário.

O Ministério da Agricultura também está monitorando os preços dos alimentos, que podem ter variações semanais por causa de questões logísticas. 

Relações Exteriores
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, informou que cerca de 5.800 brasileiros no exterior enfrentam problemas para retornar ao Brasil por causa das medidas restritivas de circulação de pessoas e impedem voos entre os países devido a pandemia do coronavírus.

Ernesto Araújo afirmou que 10 mil brasileiros já foram repatriados e que o Governo Federal se esforça para facilitar o regresso de brasileiros que estão em países que possuem cancelamento de voos comerciais pelas companhias aéreas. Nessa situação, o governo está fretando voos para buscar os brasileiros. O primeiro voo fretado pousou na madrugada de terça-feira (31), vindo do Equador, trazendo 149 brasileiros, entre eles atletas paraolímpicos da equipe de natação. Um outro voo vindo do Peru nesta quarta-feira vai repatriar outros 160 brasileiros.

Ciência e Comunicação
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações, Marcos Pontes, informou que serão investidos R$ 100 milhões no enfrentamento a pandemia do coronavírus. A Rede Vírus MCTIC, criada em fevereiro com pesquisadores e especialistas, está interligada com uma rede internacional de 15 países composta por ministros de ciência e tecnologia que se reúnem por teleconferência semanalmente. Institutos de Ciência e Tecnologia, universidades, agências e laboratórios desses países atuam em conjunto no desenvolvimento de diagnósticos, tratamentos, vacinas e produção de conhecimento sobre o coronavírus.

O MCTIC também está em desenvolvimento um plano para colocar internet em 16 mil unidades de saúde. Em 48 horas, o Ministério já conseguiu encaminhar a solução para conectar mais de 13 mil unidades de saúde e, nos próximos dias, pretende resolver a totalidade desta demanda. Os serviços serão realizados por prestadores de todo o Brasil, em contratação realizada em parceria com o Ministério da Saúde.

Defesa
O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, relatou que a Operação Covid-19 está com ações de 10 Comandos Conjuntos por todo o Brasil. Contabilizando mais de 22 mil militares empregados em diversas atividades.

A aeronave Hércules C-130, da Força Aérea Brasileira, decolou hoje de Guarulhos para Recife transportando cerca de nove toneladas de material de saúde.

Além disso, as Forças Armadas realiza trabalho de limpeza de combate e prevenção do coronavírus em locais de grande circulação de pessoas com a aplicação de uma substância à base de hipoclorito de sódio e sabão neutro.

oblogdepianco.com.br com palanalto
Confira algumas ações do Governo Federal para diminuir os impactos do coronavírus Confira algumas ações do Governo Federal para diminuir os impactos do coronavírus Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on abril 02, 2020 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.