quinta-feira, 26 de março de 2020

Em Piancó, Equipes da Secretaria de Saúde vacinam em casa Idosos contra a Gripe

A Prefeitura de Piancó, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a vacinação domiciliar da Campanha de Vacinação contra a Gripe. A medida visa evitar que os idosos, grupo de risco do novo da Covid-19, que se aglomerem nos postos de saúde.

Equipes da Secretaria de Saúde do município estão em campo para vacinar em casa os nossos idosos contra a gripe. Segundo o secretário Antonio Leite, "Nesta primeira fase da campanha, os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde"

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra Influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá ajudar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para COVID-19, já que os sintomas são parecidos.

Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira fase da campanha contempla esse público.

A fase seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Para viabilizar a campanha, o Ministério da Saúde investiu R$ 1 bilhão na aquisição de 75 milhões de doses da vacina. Até o momento, a pasta enviou aos estados 21,1 milhões de doses e mais 4 milhões serão distribuídas até a próxima semana. A vacina, composta por vírus inativado, protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul no ano passado: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

oblogdepianco.com.br com SesMunicipal