terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Chuvas em todo o Vale do Piancó na segunda-feira e madrugada de terça

BR 361/Entrada de Piancó, às 06:00 de terça-feira (18/02/2020)
O Vale do Piancó anoiteceu com raios e trovões nos céus de quase todas as cidades da região. Em Piancó a chuva teve início às 21:30h de segunda-feira (17) e foi até às 03/20h da terça-feira (18). Ainda não se tem os dados pluviométricos da chuva em Piancó.

Em Coremas, as chuvas trouxeram uma boa Recarga para o Açude. 

Em Aguiar, o Rio Aguiar está de "barreira a barreira".

Em outras cidades a chuva conseguiu molhar as zonas urbana e rural. Foi constatado chuvas em quase todas as cidades.

Confira o Registro Pluviométrico em alugumas cidades do Vale:

Aguiar - 26.3mm
Boa Ventura - 11.0mm
Coremas - 19.8mn
Curral Velho - 6.1mm
Diamante - 5.8mm
Ibiara - 1.2mm
Igaracy - 9.3mm
Itaporanga - 3.8mm
Pedra Branca - 14.3mn
Olho d'água - 32.4mm
São José de Caiana - 7.8mm
Santana dos Garrotes - 20.2mm
Santana de Mangueira -0,4
Serra Grande -12.1mm
*Fonte: EMPAER / CAGEPA(Conceição e Itaporanga), Servidores da Prefeitura de Curral Velho e Serra Grande.

O Açude, Complexo Coremas-Mãe D’água, em Coremas, que abastece dezenas de municípios, tem recebido bastante água nos últimos dias.

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) registrou fortes chuvas nas cidades do Vale do Piancó como também em outra regiões do estado.

Segundo a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, as chuvas foram provocadas pela combinação das altas temperaturas com o alto teor de umidade presente no ar. “Isso faz com que exista a formação de nuvens do tipo cumulonimbus. Elas costumam trazer chuvas fortes acompanhadas por trovoadas. São as chamadas chuvas de verão”, explicou. 

A previsão para a tarde desta quarta-feira é de que o tempo permaneça instável no interior do estado. “O deslocamento de áreas de instabilidade vindas do setor sul do Nordeste poderão ocasionar chuvas de intensidade moderada nas regiões do Agreste, Brejo, Cariri, Sertão e Alto Sertão”, acrescentou a meteorologista.

As chuvas registradas no interior do estado estão melhorando a situação dos açudes. Destaque para o reservatório Epitácio Pessoa, localizado na cidade de Boqueirão, que tinha 70 milhões de metros cúbicos e agora está com 85 milhões. Em apenas 48 horas, a barragem de São Gonçalo, em Sousa, recebeu um aporte de 55 mil metros cúbicos; e Coremas, na cidade de mesmo nome, ganhou 181 mil metros cúbicos.

Reservatórios – Dos 134 açudes monitorados pela Aesa, 33 estão com menos de 5% do volume total. Outros 50 têm menos de 20% e 50 reservatórios possuem capacidade superior a 20%. Apenas um está sangrando: o São José 2, localizado no município de Monteiro. A lista completa com a situação detalhada de cada barragem está disponível no site www.aesa.pb.gov.br .

oblogdepianco.com.br